O festival é promovido pelo município local e apresenta, além do «prato forte» da música, o melhor do artesanato e da gastronomia daquela região alentejana.

A primeira noite tem como pontos altos o espetáculo de Marco Rodrigues, que apresenta o seu mais recente álbum, «Tantas Lisboas», acompanhado pela fadista Alexandra Martins, e o concerto dos Expensive Soul.

Os Homens da Luta e o grupo Deolinda sobem ao palco na quinta-feira e, na noite seguinte, é a vez de brilharem os Clã e o brasileiro Gabriel o Pensador, que abre no Crato a sua nova digressão por Portugal.

Já as sonoridades do rock e dos blues do Legendary Tigerman mostram-se no sábado, última noite do certame, que fica ainda marcada pelo regresso aos palcos nacionais do tango eletrónico dos Gotan Project, «um dos grupos mais aclamados pelo público de todo o mundo», segundo a organização.

Guitolão World Project, David Almeida “Grupe”, Jominho e Filarmónica do Crato são outras das propostas musicais, distribuídas pelas várias noites do festival.

As madrugadas também não foram esquecidas pela organização e vão ser animadas por vários DJ’s: DJ Glue, que atua com o ex-Da Weasel MC Virgul, Marcelinho da Lua, o coletivo Bailarico Sofisticado e DJ Moreno.

O Festival do Crato inclui ainda momentos de animação de rua e, a pensar nos mais novos, diversos ateliers.

Mais informações no site oficial.

SAPO/Lusa