Na apresentação do cartaz deste ano do Jazz em Agosto, em Lisboa, Teresa Patrício Gouveia, da administração da Fundação, anunciou que o festival foi distinguido com o EJN Award 2014 e que o diretor artístico, Rui Neves, receberá o prémio no sábado em Bremen, na Alemanha.
O prémio foi criado em 2012 pela Europe Jazz Network, uma associação que congrega programadores, festivais, organizações, produtores e clubes de jazz da Europa e da qual a fundação Calouste Gulbenkian não faz parte.
O Jazz em Agosto, festival que em 2013 cumpriu 30 anos de existência, foi premiado pela "forte identidade", pelos artistas que selecionada, por ser um exemplo de "uma iniciativa criativa de uma fundação cultural privada e por acontecer num "fantástico e incomparável espaço ao ar livre".
Em declarações à agência Lusa, Rui Neves afirmou que este é um "prémio de prestígio, não pecuniário, que reconhece sobretudo o trabalho que promotores de jazz na Europa têm vindo a fazer".
O diretor artístico admitiu surpresa pela atribuição do prémio, embora reconheça que a fundação tenha trabalhado, nos últimos 15 anos, numa dimensão internacional do festival.
A 31ª edição do festival Jazz em Agosto decorrerá de 01 a 10 de agosto, no anfiteatro ao ar livre da Fundação Calouste Gulbenkian.
Nas edições anteriores, o "Europe Jazz Network for Adventurous Programming in European Music" foi atribuído à sala de concertos Bimhuis, em Amsterdão, e ao Twelve Points Festival, que em 2012 aconteceu em Dublin, República da Irlanda.
@Lusa
Comentários