Fred Ferreira, músico e produtor, explicou à agência Lusa que está a preparar este concerto desde o início do ano e todos os passos de planeamento estão a ser registados para um curto filme, a exibir em fevereiro, na internet.

"É um projeto que se chama 'Wantd' - arrancou agora -, em que um artista é convidado a fazer o que quiser durante 30 dias. Eu propus fazer uma coisa que mostrasse como organizar um concerto, seguindo dez passos, para que as pessoas percebessem que com trabalho conseguem, e lembrei-me de convidar o meu pai. É uma forma de poder trabalhar com ele. E ele vai tocar músicas dos outros, músicas da vida dele", explicou Fred Ferreira.

"Wantd" é uma iniciativa da produtora portuguesa Playground, que procura a criatividade de portugueses ligados à cultura, às artes, registando o trabalho delas durante um mês e resumindo-o num documentário, que estreará no Youtube, explicou à Lusa Ricardo Miranda, daquela estrutura.

O documentário sobre Fred Ferreira e Kalú estará disponível a 5 de fevereiro, numa versão curta, estando ainda a ser estudada a hipótese de se fazer uma versão longa do trabalho.

O "Wantd" não terá periodicidade regular, nem tem fins lucrativos, explicou Ricardo Miranda. A ideia é dar a conhecer "o universo da criatividade" - "alguém que nos motive a ser criativo" -, seja um músico, um ator, um designer gráfico, um diretor de fotografia, exemplificou.

Para Fred Ferreira, esta será uma oportunidade de trabalhar de perto com o pai - porque lhe seguiu as pisadas na música e na escolha da bateria -, indo Kalú interpretar temas alheios, de nomes como Johnny Cash, Joe Jackson ou Clash.

Kalú, Carlos Eduardo Ferreira, 56 anos, é o baterista dos Xutos & Pontapés desde a fundação, em 1979. Em 2013 editou o primeiro álbum a solo, intitulado "Comunicação".

Fred Ferreira tem o nome associado a vários projetos de música portuguesa ao longo dos últimos anos, tendo passado pelos Yellow W Van, Oioai, Buraka Som Sistema, Os Dias da Raiva, Orelha Negra e pelos mais recentes 5-30 e Banda do Mar, com os músicos brasileiros Marcelo Camelo e Mallu Magalhães.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.