Segundo a Câmara de Serpa, a promotora, o encontro, cujas anteriores edições variaram entre nove e 16 dias, vai decorrer este ano numa "versão mais concentrada" de quatro dias, devido "às reduções de custos" e para permitir aos visitantes um fim de semana prolongado "mais preenchido".

O Encontro de Culturas vai decorrer na Praça da República, que receberá os cinco espetáculos da principal programação musical, sempre a partir das 22:00, e no Castelo de Serpa, onde se realizarão os três concertos da programação musical "fora de horas", sempre a partir das 00:00.

A principal programação musical do encontro arranca na sexta-feira com um espetáculo que reúne artistas de Brasil, Espanha e Portugal e foi criado no âmbito da enREDE - Rede Internacional de Municípios pela Cultura. Seguem-se os concertos dos portugueses Amor Electro, no sábado, e de Gabriel o Pensador, no domingo.

A fechar o encontro, na segunda-feira, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, vai realizar-se o espetáculo "Dia do Cante", com atuações de três grupos corais, um rancho e alunos de uma escola de Serpa, para valorizar o Cante Alentejano, o "ex-libris cultural" do Alentejo e candidato a Património Imaterial da Humanidade, seguindo-se o concerto de Ana Moura.

A programação musical "fora de horas" inclui os concertos da angolana Aline Frazão, na sexta-feira, dos espanhóis Celtas Cortos, no sábado, e da portuguesa Mónica Ferraz, no domingo.

Além dos espetáculos musicais, o encontro vai incluir atividades paralelas, como duas exposições na Casa do Cante, uma de pintura, de Luís Galrito, intitulada "O Cante", e outra de 14 objetos absurdos do artista plástico e cartoonista Samuel Torres de Carvalho, mais conhecido por Sam, intitulada "Cadeiras".

A tertúlia "Dia do Cante", com Rui Vieira Nery e Paulo Lima, na segunda-feira, na Casa do Cante, e as conversas "O desenvolvimento pela cultura é um absurdo?", com João Paulo Cotrim, Luís Afonso e Margarida de Araújo, na segunda-feira, e "Alentejo, como objeto cinematógrafo", com Nicolau Breyner, António Cordeiro e Renato Lucas, no domingo, no Espaço da Nora, são as outras atividades paralelas,

Segundo a autarquia, o encontro, que promove "a cultura enquanto fator de desenvolvimento e de união entre os povos", divulga as práticas culturais de Serpa e de outras regiões portuguesas e de países com os quais a autarquia tem laços de cooperação, como Brasil, Espanha, Cuba e Cabo-Verde.

@Lusa

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.