A dupla formada pelo mítico vocalista dos Led Zeppelin e pela violinista norte-americana levou para casa cinco troféus, dos quais se destacam o de "Melhor Gravação do Ano", pelo tema Please Read the Letter e o de "Melhor Álbum do Ano", para "Raising Sand", categoria onde bateram Lil' Wayne, Ne-Yo, Radiohead e os Coldplay, que, com sete indicações, conquistaram apenas três prémios: "Melhor Álbum Rock" com "Viva La Vida Or Death And All His Friends", "Melhor Performance Pop de um Duo ou Grupo" e "Música do Ano" com o êxito Viva La Vida.

O segundo grande vencedor da noite foi Lil' Wayne. Com oito indicações, o favorito da noite brilhou nas categorias de "Melhor Música Rap", com Lollipop, "Melhor Álbum Rap", com "Tha Carter III", "Melhor Performance Rap a Solo" e "Melhor Performance Rap de um Duo ou Grupo", mérito partilhado com Jay-Z, T.I. e Kanye West por Swagga Like Us.

Numa cerimónia dominada por artistas britânicos, Adele arrecadou os galardões de "Artista Revelação", levando de vencida a galesa Duffy - vencedora, por sua vez, na categoria de "Melhor Álbum Pop" -, Lady Antebellum, Jazmine Sullivan e Jonas Brothers, e de "Melhor Performance Feminina de Pop", com Chasin Pavements.

A noite também sorriu a John Mayer ("Melhor Performance Masculina de Pop" e "Melhor Performance Rock a Solo"), All Green (Melhor Performance R&B de Duo ou Grupo" e "Melhor Performance R&B Tradicional") e Ne-Yo ("Melhor Música R&B" e "Melhor Performance R&B masculina), com dois galardões cada.

Destaque ainda para os Daft Punk, que fizeram o pleno nas categorias para as quais estavam indicados e levaram para França os troféus para "Melhor Álbum de Dança" com "Alive 2007" e para "Melhor Música de Dança" por Harder Better Faster Stronger; e ainda para os Radiohead, Metallica, Kings of Leon e Jennifer Hudson, vencedores nas categorias de "Melhor Álbum de Música Alternativa", "Melhor Performance Metal", "Melhor Performance Rock de um Duo ou Grupo" e "Melhor Álbum R&B", respectivamente.

Confere aqui todos os vencedores.

Sara Novais

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.