Tudo começou quando Vítor e Sérgio começaram a fazer as primeiras demos com sequenciação MIDI. Depois entraram o Pedro, a Pipa e o Ricardo. Até a banda estar completa concentravam-se em substituir coisas com a sequência MIDI o que, segundo Sérgio, explica porque é que as músicas mais recentes do álbum têm uma sonoridade mais orgânica.

«Mt Erikson» é um álbum que fala sobre experiências de crescimento. Apesar disto se refletir sobretudo através das letras, o álbum consegue também apanhar diferentes momentos da banda, desde a sua formação até ao momento presente.

De entre as 13 músicas do disco, ambos têm um carinho especial pela «Wisdom Calling». Este tema, mais emocional, é também aquela onde, para Sérgio, a banda se encontra melhor e onde são capazes de incorporar vários elementos de forma subtil. Apesar disso, «Strangers in a Stange Land» foi a escolhida para primeiro single, já que consegue ser a que melhor apresenta os Iconoclasts a quem não os conhece.

Quando lhes perguntamos se preferem estar em estúdio ou subir ao palco, Sérgio garante que são experiências complementares. Ao contrário de outras bandas, que procuram não fazer em estúdio aquilo que não conseguem reproduzir em palco, os Iconoclasts tentaram fazer o melhor que conseguiram em estúdio e olham para os concertos como «um segundo desafio de criatividade».

Foi durante a gravação do álbum que Pipa, a única rapariga do grupo, esteve pela primeira vez em estúdio. A experiência, apesar de muito gratificante, apresentou os seus desafios. «No meu caso, não podia cantar as coisas da mesma maneira que cantava antes», explicou a vocalista.

Os Iconoclasts têm o tema «Speedway» disponível para download gratuito na internet. A banda procura ter uma relação equilibrada com este meio que apresenta tantas potencialidades como desafios.

Pipa disse ao SAPO que quando uma banda faz um disco de forma tradicional tem de conseguir fazer dinheiro para compensar os gastos com as horas de estúdio e com o produtor. No entanto, parece-lhe bastante óbvio que não se vendem discos da mesma forma que antes. Assim sendo, disponibilizar algumas músicas na internet é uma forma dos Iconoclasts se darem a conhecer e conquistarem novos públicos.

«Mt Erikson» foi apresentado no Musicbox no passado dia 23 de setembro, um espaço que conhecem bem e que, segundo Pipa, foi um bom arranque já que tiveram muita receção por parte do público. Em palco, os Iconoclasts são, de acordo com Sérgio, muito viscerais, pelo que, apesar de não serem uma banda com legiões de fãs, já «havia pessoas entusiasmadas com o álbum antes de ele sair».

A banda toca no dia 14, no restaurante Vinil, em Lisboa, e estão a trabalhar para voltar em breve aos palcos do Norte do país.

@Inês Fernandes Alves