No âmbito da conferência CES que está a decorrer em Las Vegas, a Razer Group, uma empresa especializada em periféricos para videojogos
apresentou uma nova tecnologia de rede social para música chamada
Jook. Basicamente, trata-se de um acessório que incorpora um protocolo wireless que possibilita que as pessoas partilhem a música guardada nos seus leitores de música digital.

O dispositivo liga-se ao nosso leitor de MP3 (iPod, Zune, Zen ou outro qualquer) e transmite a música que estamos a tocar para outro leitor situado nas proximidades, desde que este também esteja ligado a um Jook. Basta pressionar num botão situado junto dos auriculares para deixarmos de ouvir a música do nosso leitor e sintonizarmos o que os outros estão a ouvir.

Isto abre a possibilidade de criar mini-estações de rádio e podcasts personalizados, ainda para mais porque o acessório pretende ser compatível com todos os leitores de música portáteis, bem como auriculares, auscultadores e outros gadgets de áudio. O objectivo é transformar o Jook num padrão tecnológico universal.

Desta forma, será bem possível que dentro de alguns tempos seja comum assistirmos durante as viagens de metro alguém com um iPod a desempenhar a função de DJ que passa música para outro viajante equipado com um Zune, como a empresa exemplifica no comunicado - façam de conta que já há Zunes há venda na Europa, por mera questão de coerência da história"¦ Só resta saber é se o preço vai ser realmente acessível - tudo o que ultrapasse os 25 euros será demasiado caro e impedirá a massificação da tecnologia.

Para além do hardware em si, o Jook tem também uma componente de software semelhante ao Last.fm que permite que as pessoas fiquem a saber mais pormenores sobre os gostos musicais de cada um, as últimas músicas escutadas, artistas favoritos, etc.

Fonte:
Remixtures.com

Notícias relacionadas:
Slacker: Um novo conceito de leitores áudio

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.