![«Lisboa, Capital, República, Popular» regressa com jornal e concertos de entrada livre](/assets/img/blank.png)
O festival arranca esta quinta-feira com um ciclo de espetáculos dedicados ao 25 de Abril. Skip&Die, ±MAISMENOS±, A.F. Diaphra, Éme e Smiley Face são os nomes que passarão pelo Musicbox, em Lisboa, ao longo de três dias.
A par dos espetáculos, o LCRP integra ainda a edição de um jornal. Sob a manchete “Mais Abril”, a publicação centra-se na promoção do debate e da construção intergeracional. A edição deste ano, lançada a 18 de abril, promove o diálogo entre a futura geração de jornalistas e os atuais responsáveis por algumas publicações nacionais de referência.
O jornal
O "Lisboa, Capital, República, Popular!" de 2014 propõe uma reflexão sobre os valores associados a todas as revoluções pelos olhos da geração pós-25 de Abril, ao convidar alunos dos cursos superiores de Jornalismo e Comunicação a escreverem textos que, numa perspetiva jornalística, reflitam sobre temas como a liberdade, igualdade, solidariedade ou a cidadania. O desafio foi lançado aos estudantes dos cursos de jornalismo e letras da Universidade de Coimbra, Universidade do Minho, Universidade Nova de Lisboa, Universidade Autónoma de Lisboa, Universidade Lusófona, IADE e ETIC.
A estes 40 textos juntam-se reflexões dos diretores de algumas publicações nacionais sobre a imprensa enquanto exercício fundamental de liberdade e ferramenta democrática, num diálogo imaginário com todos os jovens que aspiram a um percurso profissional como jornalistas. O jornal integra assim textos de jornalistas e diretores do Expresso, Visão, Público, Jornal i, Sábado e Dinheiro Vivo.
"Lisboa, Capital, República, Popular!" integra ainda textos e participações de Gustavo Cardoso, Júlio Pomar, Maria Manuela Cruzeiro, Bruno Vieira do Amaral, João Silva, Tiago Albuquerque, Christina Casnellie, Gonçalo Mar, Isilda Sanches, Henrique Amaro, Tiago Castro, Mário Lopes e Ana Markl, entre outros. A coordenação editorial está a cargo de Ágata Xavier e Marta Gamito, estando o design a cargo de Paulo Arraiano.
Com uma tiragem de 10 mil exemplares, o LCRP poderá ser encontrado nos principais quiosques da Avenida da Liberdade, Chiado, Marquês e Cais do Sodré, assim como nos principais pontos da vida cultural e noturna da cidade.
Os espetáculos
Acompanhando os temas lançados pelo suporte escrito, o LCRP reforça o debate em torno do ideário de Abril com um conjunto de espetáculos que reflectem sobre o poder da palavra, da música e da imagem enquanto veículo de ideias e pensamentos.
Nesta edição de 2014, a música chega ao Musicbox pela primeira vez na quinta-feira, dia 24 de abril, com o concerto do coletivo Skip & Die (na foto), às 00h30. A banda é formada pela cantora e artista plástica sul-africana Cata.Pirata e pelo músico e produtor holandês Jori Collignon (Crypto.Jori) e vem apresentar o recente "Riot in The Jungle". O disco conta com a colaboração de alguns músicos emergentes da África do Sul (Gazelle, Driemanskap, Emza & Magebz, João Orecchia, the Season Marimba Stars), reunindo um conjunto de canções multilingues, que são representações de uma consciência global, anti-capitalista e anti-ditatorial.
Sexta-feira, dia 25 de abril, o Musicbox inaugura ±PALAVRAS LEVA-AS O CÊNTIMO± e ±GRÂNDOLA VILA MODERNA±, duas instalações da autoria de ±MAISMENOS±, o projeto assumido pelo artista e designer Miguel Januário. Com início marcado para as 23 horas, a intervenção terá como mote a instalação de um jornal de parede eletrónico com frases do artista e a projeção de um vídeo que apresentará uma letra alternativa para a música Grândola Vila Morena.
A noite continua com a apresentação de "SMS", um espetáculo de spoken-word e música onde A.F. Diaphra (Biru) propõe um novo olhar particular sobre "Mensagem", de Fernando Pessoa, refletindo sobre o papel que a obra enquanto espaço de auto-descoberta e afirmação da liberdade individual.
O último dia de concertos do LCRP, 26 de abril, destaca uma nova geração de letristas e cantautores. Éme e Smiley Face são dois jovens que cantam e escrevem em português, transportando para a sua música as questões e ideias que ocupam o quotidiano da sua geração. O primeiro editou recentemente "Gancia", um auto-retrato com de conjugações de folk livre. Smiley Face traz "Desgarradas de Amor", inspirado pelo ukelele. Os concertos começam às 00h00 no Musicbox.
Comentários