O cantautor português e o músico brasileiro constituem a primeira dupla confirmada para o Palco Sunset Rock in Rio – um espaço dedicado à “experimentação, a encontros inesperados e a concertos únicos”, que regressa este ano à Cidade do Rock ainda com mais novidades na fusão dos diversos estilos musicais.

Os dois artistas, que cantam em língua portuguesa, prometem surpreender o público com um programa musical diversificado.

Luís Represas, voz inconfundível da música popular portuguesa, começou a sua carreira nos Trovante, banda de referência do Pós 25 de Abril, em 1976. Com o desmembramento dos Trovante, em 1992, Luís Represas inicia a sua carreira a solo, viaja para Cuba, onde toma contacto com novas experiências musicais e compõe o álbum “Represas”, gravado em português e castelhano.

Na sua carreira a solo já contou com colaborações de músicos de várias partes do mundo como o compositor argentino Ariel Ramirez, o popular cantor espanhol Pedro Guerra, Daniela Mercury, o irlandês Davy Spillane, Bernardo Sassetti, um dos mais prestigiados pianistas de jazz português, entre outros.

O último trabalho de Luís Represas, “Olhos nos Olhos”, foi integralmente gravado em Cuba e contou com a participação especial da brasileira Simone e dos cubanos Pablo Milanés e Liuba Maria Hévia.

Martinho da Vila começou a sua carreira em 1967, ao participar no III festival da Record com a música Menina Moça, e atingiu o sucesso logo no ano seguinte, participando no mesmo festival com a música “Casa da Bamba” que se transformou num clássico da música popular brasileira.

Em 1967 lança o primeiro álbum “Martinho da Vila” no qual demonstrou o seu talento como músico e compositor eclético, tornando-se imediatamente num dos mais respeitados artistas brasileiros e um dos artistas que mais discos vende no Brasil, sendo o primeiro sambista a ultrapassar a marca de um milhão de cópias vendidas com o álbum “Tá Delícia, Tá Gostoso”, de 1995.

É internacionalmente conhecido como sambista mas é um representante da MPB em geral já que criou músicas dos mais variados ritmos brasileiros como ciranda, frevo, coco, samba de roda, capoeira, bossa nova, calango, samba-enredo, toada.

Ao longo da sua carreira musical conquistou inúmeros prémios e foi distinguido com vários títulos mas Martinho da Vila é também é escritor, tendo jádez livros publicados.

Note-se que o Palco Sunset Rock in Rio é um espaço para encontros Premium, no qual nenhum artista ou banda actua sozinho. A ideia é um artista/banda convidar outro e juntos criarem um concerto novo, único, para ser apresentado em exclusivo. Cada artista aprende as músicas do outro saindo da sua zona de conforto e mergulhando num universo musical diferente, que representa para ambos um desafio e vai criar algo completamente original e genuíno para o público que marcar presença na Cidade do Rock.

Na 4ª edição portuguesa do evento o Palco Sunset Rock in Rio vai continuar a inovar juntando, desta vez, artistas nacionais e internacionais, dos Estados Unidos da América, Inglaterra, Brasil, México e de outros países. Estes encontros vão permitir uma ainda maior partilha de experiências musicais através de jam sessions que apelam ao improviso. Este é um palco de infinitas possibilidades que agradou o público na edição de 2008, juntando cerca de 10 mil pessoas em cada concerto.

Zé Ricardo, director artístico do Sunset Rock in Rio, afirma que “depois do sucesso da edição anterior do Sunset Rock in Rio, este ano estamos a internacionalizar o palco através de convites feitos a artistas de vários pontos do mundo para se juntarem aos artistas portugueses e nos brindarem com excelentes misturas musicais. O Sunset Rock in Rio apresenta um conteúdo artístico e estético muito estudado e cuidado que vai permitir a total liberdade aos músicos nas jam sessions improvisadas”.

Os concertos no Palco Sunset Rock in Rio têm início às 17h00.

Sara Novais