O Festival, cujo cartaz inclui nomes como Maria da Fé, Cidália Moreira e Camané, irá decorrer em dez palcos instalados na Sociedade Boa União, no Clube Sportivo Adicense, nas igrejas de S. Miguel e de Santo Estevão, no Centro Cultural Dr. Magalhães Lima, no Largo das Alcaçarias, no Pavilhão Arena, num espaço junto ao rio Tejo, o “Palco Caixa”, e em dois espaços no Museu do Fado.

Aldina Duarte, Ana Moura, Artur Batalha, António Zambujo, Helder Moutinho, Marco Rodrigues, Filipa Cardoso, Ricardo Ribeiro e Teresa Lopes Alves são outros nomes do cartaz.

O Festival tem por objetivo apresentar, “num conceito inovador”, “40 dos melhores e atuais intérpretes do fado de diferentes gerações que, atualmente, melhor representam, interpretam e divulgam o fado”.

No dia 20, no Palco Caixa, cantam Gisela João, Ana Moura e Camané e, no dia seguinte, Cuca Roseta, Raquel Tavares e António Zambujo.

No Museu do Fado cantam, no auditório, Luísa Rocham, no dia 20, e Carmo Moniz Pereira, no dia seguinte. No restaurante do Museu atuam Rodrigo Costa Félix e a guitarrista Marta Costa Pereira, no dia 20, e, no seguinte, Teresa Tapadas e Luís Matos.

O cartaz da Pavilhão Arena, no Jardim do Tabaco, é constituído, no dia 20, por Diamantina e Rodrigo, fadista com mais de 50 anos de carreira, criador, entre outros êxitos, de "Cais do Sodré”, e, no dia 21, por Marco Rodrigues e Yola Dinis.

O Festival é organizado pela Caixa Geral dos Depósitos (CGD) e pela Música no Coração e “foi desenhado com o objetivo de chegar a todos os públicos: dos profundos conhecedores de Fado, àqueles que pretendem inteirar-se desta arte maior, ou que só há pouco a vêm descobrindo”.

Para os organizadores, o fado é um “elemento genuíno e condutor vivo da cultura e identidade portuguesas”.

Questionada pela Lusa sobre o orçamento deste festival, e se seria retomado no próximo ano, a assessoria de imprensa da CGD disse que não podia revelar valores, tendo apenas afirmado que estão “entusiasmados com esta primeira edição e com as expectativas que está a criar”. Sendo assim “expectável que seja um projeto para continuar em 2014”.

O bilhete do Festival tem um preço único de 35 euros e dá acesso a todos os eventos, tendo em conta a lotação dos espaços.

O cartaz Festival Caixa Alfama - Aqui Mora o Fado completa-se com os fadistas Alexandra, Carlos Leitão, Joana Amendoeira, Joana Veiga, José Gonçalez, Kiko, Jorge Fernando, Liana, Luís Caeiro, Miguel Capucho, Miguel Ramos e Pedro Calado.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.