De acordo com o The Guardian, o músico, de 49 anos de idade, foi encontrado sem vida num apartamento em Hove, Inglaterra, na passada terça-feira. “A polícia foi chamada após um homem ter sido encontrado morto num apartamento em Hove, às 15h30 de terça-feira (9 de setembro). Ele foi identificado como sendo Robert Young, 49 anos, de Hove. A sua morte não está a ser tratada como suspeita”, relata a publicação.

A morte de Robert Young já foi também confirmada por um representante dos Primal Scream, banda onde Young assumiu as funções de guitarrista entre 1984 e 2006.

Entretanto, já foram vários os artistas que se manifestaram acerca da morte do guitarrista, entre os quais os seus ex-colegas dos Primal Scream, Liam Gallagher e Tim Burgess.

“Robert Young, AKA the throb, faleceu esta semana em Hove. Notícias verdadeiramente devastantes”, publicou Mani, ex-colega de Young nos Primal Scream e membro dos The Stone Roses, no fórum dos Primal Scream.

“Perdemos o nosso campanheiro e irmão Robert Young. Um homem bonito e profundamente emotivo. Um talento insubstituível, muito admirado entre os seus pares”, escreveram, por sua vez, os Primal Scream, que continuaram: "Ele era um verdadeiro roqueiro. Ele fazia o que tinha a fazer. Ele tinha as palavras ‘Heart & Soul’ tatuadas no seu braço e estou certo que no seu coração também. Ele uma vez disse-me: ‘Quando subimos a palco, é uma guerra entre nós e a audiência’. Ele nunca abandonou essa atitude. O nosso amor e pensamentos estão com os seus filhos Brandon e Miles e com a respetiva mãe, Jane, com a sua mulher, Rachel, e com a sua família mais próxima”.

Já Liam Gallagher twittou: “Descansa em paz, Robert Young AKA ‘Throb’. Viverás eternamente LG x”.

Também Paul Arthurs (Bonehead) e Andy Bell (Beady Eye) se manifestaram. “Descansa em paz, Throb. Um verdadeiro roqueiro”, escreveu o primeiro, com Bell a comentar: “Descansa em paz, Robert Young dos @ScreamOfficial. Aquele poderoso acorde da Loaded está a ser tocado do outro lado, agora”.

Irvine Welsh, autor do filme “Trainspotting” dirigiu-lhe as seguintes palavras: “Descansa em paz, Robert Young. Um dos melhores, dos mais bonitos do rock n rol. Muito amor, irmão, fá-los passar um grande momento do outro lado. #Throb”.

“Tão triste em saber da morte de Rob ‘Throb’ Young… Uma pessoa realmente boa”, partilhou, por sua vez, Tim Burgess (The Charlatans).