“O que é singular neste festival é que para além dos concertos, é possível apreciar a gastronomia do Alto Alentejo, adquirir artesanato, assistir à apresentação de um livro ou ir a uma sessão de autógrafos. Existe uma oferta cultural variada que não tem nada a ver com os outros festivais”, garante José Morais, da Produtores Associados, que organiza o evento a decorrer entre 29 de agosto e 1 de setembro.

O Festival do Crato, que até 2009 era uma Feira de Artesanato e Gastronomia, passou em 2010 a olhar para a música como elemento central, sem descurar da tradição. "A música passou a ser ofio condutor transversal aos vários públicos, com o intuito de trazer mais gente ao Crato”, comenta José Morais.

O evento é ímpar na região. “Era necessário pensar num festival de música para o interior e Norte alentejano. Mesmo na raia espanhola não há festivais com estas características. A ideia foi criar um grande evento com caractér estruturante para a região”, acrescenta o responsável da produtora.

O festival é já considerado o maior cartão-de-visita do Crato. Este ano conta com um espaço para acampar com melhores instalações sanitárias, garante a organização, e mais sombreamento.

“Ao contrário dos outros festivais, não há filas para comer e não se come mal. São dias em que se come particularmente bem e com ofertas culturais interessantes”, diz José Morais.

Com um cartaz cem por cento português, o evento organizado pela Câmara Municipal do Crato espera 45 mil pessoas nos quatro dias de festival, por onde passarão nomes como Mafalda Arnauth, Amor Electro, Boss AC, A Naifa, Sétima Legião, Dead Combo, Pedro Abrunhosa e Buraka Som Sistema.

“Temos um conjunto de projetos de música portuguesa com uma afirmação internacional assinalável, o que é um motivo de orgulho na programação deste ano”, remata José Morais.

O bilhete para os quatro dias de festival custa 20 euros e dá acesso ao parque de campismo. O preço dos bilhetes diários varia entre 6 e 10 euros. A entrada é grátis para menores de 12 anos.

Mais informação no site do festival.

@Nuno de Noronha

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.