Os Smashing Pumpkins confundem-se com a figura de Billy Corgan, vocalista, guitarrista, mentor e único sobrevivente da formação original. A par dos Pearl Jam, foram das poucas bandas emblemáticas dos anos 90 a manter uma produção discográfica regular e 2012 é o ano de “Oceania”. O sétimo registo de originais dos Smashing Pumpkins foi gravado no estúdio de Billy Corgan, mas, nas palavras do próprio, contou com a contribuição de todos na definição do tom e textura das composições. Para conferir no music box.

Admitimos que podemos estar condicionados pelo peso da saudade, porque há muitos anos que não ouvíamos falar nela, mas o novo álbum de Fiona Apple é de uma beleza intemporal e um marco na colheita de 2012. “The Iddle Whell Is Wiser Than The Driver Of The Screw And Whipping Cords Will Serve You More Than Ropes Will Ever Do” tem um título tão grande como a magnitude das suas canções e refresca a pop barroca a que nos habituou, já que é o primeiro sem o produtor de sempre. Nele predomina a voz em detrimento da orquestração, que raramente passa do piano, um ou outro violino e um xilofone a dar o mote, pois é de leveza e veludo que se faz, maioritariamente, este disco. Felizmente ainda há obras assim. E estão à nossa espera no music box.

Para os fãs de hip-hop temos na ementa desta semana aquele que poderá muito bem vir a ser o prato principal dentro do género no ano corrente. “Cancer 4 Cure”, o terceiro álbum do nova-iorquino Jaime Melani - mais conhecido por EL-P - é uma obra experimental a que se junta um laborioso exercício de arqueologia sonora capaz de agradar a públicos diversificados. Um triunfo da imaginação e criatividade, sem esquecer a mensagem, assertiva e comprometida, como se espera de quem quer realmente deixar uma marca naquilo que faz. No mínimo brilhante.

Rapaz de paixões e ódios igualmente assolapados, Justin Bieber tem um novo álbum. “Believe” é um álbum da persistência de alguém que, imune às críticas, continua a fazer aquilo em que acredita. Recheado de convidados especiais, o novo álbum de Justin Bieber é mais uma página do diário de um adolescente que quer ser homem sem perder o encanto de menino.

Para além destes três lançamentos, destacamos o novo álbum dos “Walk The Moon”, o regresso de Cheryl (a ex-Girls Aloud apresenta-se agora sem o apelido Cole) o segundo álbum de Sam Sparro, autor do mega sucesso “Black And Gold” e ainda as músicas novas de Bonde do Role, Fingertips e Timbaland, desta vez na companhia de Ne-Yo.

Uma semana recheada de novidades para conferir a qualquer hora e em qualquer lugar no music box.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.