A “Cantata Mundi” assinalará, na sexta-feira, às 18:00, a abertura do museu, concretizado no âmbito do projeto “Rota das Catedrais”, num espetáculo que aliará a “imponência da magnífica Sé de Santarém” (também alvo de beneficiações ao abrigo do projeto) ao “grandioso impacto” da presença de 72 intérpretes em palco.

Rui Baeta (cantor lírico e compositor) e Ana Margarida Encarnação (compositora) são os responsáveis pela seleção dos temas, arranjos, orquestração e composição, “conferindo aos temas de Rodrigo Leão uma sonoridade diferente, mais clássica, solene e até celestial”, refere uma nota da Diocese.

A Cantata será dirigida pelo maestro Myguel Santos e Castro, sendo interpretada por Rui Baeta (barítono), Coro VoxLaci, Quarteto de Cordas de Sintra (acompanhado pela contrabaixista Margarida Afonso), António Esteireiro (organista) e com a participação especial da Schola Cantorum da Catedral de Santarém.

Depois desta estreia absoluta em Santarém, a Cantata Mundi deverá fazer uma digressão pela “Rota das Catedrais” (que integra 26 monumentos afetos ao culto católico com o estatuto canónico de Catedral, ou de Concatedral, bem como as antigas Sé de Elvas, Sé Velha de Coimbra e Sé de Silves) e por “alguns dos espaços culturais e salas mais emblemáticos de Portugal”.

O Museu Diocesano de Arte Sacra de Santarém complementa a “profunda intervenção de conservação e restauro” da Sé, classificada como Monumento Nacional, realizada no âmbito da “Rota das Catedrais”, uma parceria realizada entre o Ministério da Cultura e a Conferência Episcopal Portuguesa, em 2009.

Instalado na ala norte do antigo Colégio dos Jesuítas, erguido sobre as ruínas do antigo Paço Real, o museu mostra, além do património arquitetónico, parte do acervo de centenas de pinturas, esculturas e outro património religioso das 111 paróquias que integram a Diocese de Santarém, depois de um aturado trabalho de inventariação, conservação e restauro.

@Lusa

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.