Este já é o quinto disco a solo de Noah Lennox, nome próprio do músico norte-americano (também membro dos Animal Collective), atualmente a viver em Lisboa, que subiu ao palco da sala de espetáculos lisboeta sozinho, lacónico, para uma atuação em que foi acompanhado, apenas, por vídeos, misturados ao vivo pelo seu colaborador habitual Danny Perez, e um destemido jogo de luzes.

Como previsto, o espetáculo focou-se no recente disco. “Boys Latin”, o segundo single retirado do mesmo, foi uma das primeiras músicas a serem apresentadas e um bom exemplo do som de Panda Bear: um caos psicadélico de ruídos e batidas, mantido sob controlo pela voz melódica de Lennox.

“Faces in the Crowd”, música presente no EP “Mr. Noah”, mas que não chegou ao disco, e “Crosswords”, ambas ouvidas ontem à noite, são exemplos do quão eclético Panda Bear consegue ser. As duas piscam o olho ao universo pop, por oposição, por exemplo, a "Tropic of Cancer", também interpretada em Lisboa, que soa como uma canção de embalar.

Além da música de Noah, que também se lançou a "Butcher Baker, Candlestick Maker", "Come to Your Senses", "Selfish Gene", "You Can Count On Me" ou "Alsatian Darn", também os vídeos que acompanharam o concerto contribuíram para o psicadelismo do espetáculo. Algures entre os últimos minutos de "2001 Odisseia no Espaço" e a sensação que tentar ver um filme 3D sem óculos nos pode causar, mas com um profundo efeito hipnótico, quase onírico, encaixavam na perfeição nas músicas de Panda Bear. Exemplo disso foi a cornucópia criada pela repetição, em círculo, de uma mulher nua a dançar.

Houve, no entanto, duas «falhas» a destacar: o uso exagerado de luz strobe ao longo do concerto e a ausência do alinhamento de Mr. Noah, single do novo álbum e, incontestavelmente, uma das suas músicas mais fortes.

A passagem do músico pelos palcos nacionais não se limitou ao concerto de ontem, estando para hoje prevista a atuação de Panda Bear no GNRation, em Braga.

Texto: Henrique Mourão

Fotografias: Luís Martins

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.