Segundo os dados da autarquia, a que a Lusa teve acesso, a ocupação média de quinta a sábado (os três dias do evento) é de 91 por cento, tendo rondado os 76 por cento de segunda a quarta-feira, números bem superiores à ocupação média anual, estimada em 51 por cento.

Tendo em conta os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) referentes à disponibilidade hoteleira no concelho portuense, pelo menos 11 mil turistas pernoitarão na cidade no fim de semana, admitindo como base de cálculo as cerca de 12 mil camas oficialmente contabilizadas em 2012.

Segundo o departamento municipal, conforme uma amostra recolhida na área de chegadas do Aeroporto Sá Carneiro, os visitantes que chegam por via aérea são oriundos dos seguintes 10 países, por ordem decrescente: Inglaterra, Espanha e França, Itália, Portugal, Bélgica, Brasil, Japão, Holanda, Ucrânia, Argentina e Suécia.

Entretanto, e sem a chuva que molhou o Porto durante toda a manhã, o segundo dia de concertos arrancou sem qualquer sobressalto e com alguma prevenção, nomeadamente com a colocação de relva sintética na área mais perto dos palcos, tradicionalmente mais castigada pelos espetadores.

@Lusa