«Olá Lisboa, estou tão feliz por estar aqui. O meu desejo é que vocês se divirtam.», foram estas as primeiras palavras de Shakira dirigidas ao público, depois de ter iniciado o concerto a cumprimentar literalmente os fãs ao mesmo tempo que cantava.

Shakira fez a sua entrada por uma das portas laterais do Pavilhão Atlântico, e percorreu um corredor, devidamente acompanhada por seguranças, à medida que apertava a mão aos seus fãs ou abraçava uma criança que estava ao colo.

Sim, crianças não faltavam. Era vê-las a correr, a saltar, a dançar e a tentar ver a cantora de perto. Muitas já tinham o merchandise que Shakira trouxe com ela, t-shirts, canecas, bonés, havia de tudo um pouco.

Destacamos 3 itens que estavam à venda, uma t-shirt assinada pela cantora e referente à Fundação Pés Descalços (Fundácion Pies Descalzos), um colar e uma pulseira também assinadas por Shakira. Este merchandise revertia, «em parte», para esta fundação que ajuda crianças desfavorecidas, disse-nos uma das vendedoras.

Shakira usa a sua música para apelar à solidariedade a milhares de pessoas, como aconteceu nesta noite em Lisboa. «Estoy Aqui», foi uma das afirmações da cantora e uma das suas músicas mais conhecidas. Foi aqui que a cantora convidou 4 fãs a dançarem com ela no palco, ao seu ritmo.

As fãs não desiludiram e provaram estar quase à altura de Shakira.

Já na 5ª música, a jovem dançarina surpreende com um tema dos Metallica, «Nothing Else Mathers». Logo a seguir, junta alguns membros da sua banda numa roda e começa a cantar e a dançar «Gypsy», mas sem a presença de Rafael Nadal.

Retirada do álbum, «Fijación oral vol. 1» (de 2005), seguiu-se, «La Tortura», que conseguiu pôr muita gente a dançar com Shakira. Regressando ao álbum «Laundry Service» (de 2001), a cantora acalmou os ânimos com o tema «Underneath Your Clothes».

Finalmente, a meio do concerto, uma das músicas que fez o público saltar das cadeiras, Shakira começou a cantar «Loca», do seu novo álbum «Sale El Sol».

Depois de Loca, foi a vez de «She Wolf».

O tema « Hips Don't Lie», do álbum «Oral Fixation Vol. 2», era muito esperado e Shakira não desiludiu os seus fãs. A cantora estava incansável e mostrava a sua habilidade com as ancas e com todo o seu corpo.

O fim do concerto aproximava-se, mas antes, Shakira apresentou um pequeno vídeo, onde se viam crianças desfavorecidas a pedir para ir para a escola, apelando à solidariedade de toda a gente.

Imediatamente a seguir, chegou «Waka Waka (This Time for Africa)», que levou o público ao rubro.

Afinal era esta a música que toda a gente queria ouvir, dançar e cantar com Shakira.

Depois de Lisboa, a cantora segue para Espanha, para um concerto em Bilbao, no dia 23 e Barcelona no dia 24 de Novembro.

Shakira ainda vai percorrer vários países da Europa e a digressão «The Sun Comes Out» termina em Londres a 20 de Dezembro.

Texto: Carla Sofia Silva

Fotos: Susana Monteiro Almeida