“Um show sobre o amor” -foi assimque a artistaapresentou o espectáculo, para delícia de todos os fãs ali presentes, que sabiam a letra das canções na ponta da língua.O tema Migalhas,por exemplo,foi cantado em uníssono por uma sala que, mesmo não estando esgotada, deixou bem presente a sua marca. Visivelmente feliz, Simone não se cansava de repetir que nunca poderia agradecer todo o carinho demonstrado, retribuindo com mais um par de canções.

Durante a sua actuação, houvetempo para tudo, até se falou de futebol. Estando na cidade que recentemente se sagrou campeã nacional da modalidade,Simone deu os parabéns pelo triunfo alcançado, arrecadando um enorme aplauso.

Temas com diferentes sonoridades foram ouvidos durante a noite, desde o tradicional samba brasileiro às músicas mais tristes e solitárias, que todos ouviam ansiosamente, sem dizerem uma única palavra. No rescaldo destes, a cantora alegrava o momento com temas mais arrebatados, contribuindo para um alinhamento muito bem trabalhado.

Permanentemente em contactocom os fãs, Simone não esquecia ninguém, percorrendo todo o palco, de uma ponta à outra, olhando para as pessoas nos olhos, fazendo pequenas brincadeiras para as câmaras, sentando-se, inclusivé, na borda do palco, ainda assim distante da primeira fila. Com uma enorme garra, lembrou, minuto a minuto, a sua adoração pela música.

Poucos foram os que conseguiram permanecer sentados perante a enorme animação que se apoderou do Coliseu do Porto. Uma multidão amontoava-se junto das primeiras filas. A certa altura, a ordem era inexistente. Mas também desnecessária. Todos partilhavam o mesmo propósito: diversão.

Num momento mais especial, a cantora distribui rosas brancas pela plateia, que fazia os possíveis e impossíveis para levar uma recordação para casa, tentando, a todo o custo, saltar mais alto que o vizinho. Houve ainda tempo para erguer a bandeira do Brasil, bem antes da despedida, marcada pela artista a beijar o chão que a acolheu tão efusivamente.

Fotografia: Filipa Oliveira

Texto:José Aguiar