Segundo a imprensa britânica, o músico, autor dos êxitos Police Officer e Cockney Translation, terá provocado a sua própria morte, auto-inflingindo-se com uma faca durante uma busca policial à sua casa, situada em Warlingham, no sul da Inglaterra.

Note-se que Smiley Culture tinha sido recentemente acusado de traficar cocaína, sendo que a polícia deslocou-se à sua residência com uma ordem de prisão.

De acordo com o "The Sun", David Emmanuel (verdadeiro nome do artista) terá pedido à polícia para fazer um chá antes de ser levado para a esquadra, tendo conseguido a autorização para ir até à cozinha. Em vez de preparar o chá, Smiley terá pegado numa faca, esfaqueando-se na zona do tórax. Quando os agentes entraram na cozinha, o cantor já estaria a agonizar no chão.

A sua morte está, neste momento, a ser investigada por uma comissão independente da polícia. “Analisaremos a forma como a prisão foi planeada, como foi realizada e as acções de todos os agentes que estavam presentes na hora do incidente”, revelou o comissário Mike Franklin, sobre a conduta a seguir no âmbito da investigação.

Sara Novais