Para Arganda del Rey, localidade próxima de Madrid, rumam várias estrelas da música internacional. Dj Vibe é o único artista português convidado, que vai subir à cabine da Eletrónica a 7 de julho.

O cartaz do Palco Mundo no primeiro dia do Rock in Rio-Madrid é preenchido quase na totalidade por artistas espanhóis ou latinos, que acolhem boa popularidade junto do público do país vizinho.

A comprovar pode estar o facto de o cabeça de cartaz deste dia ser a banda mexicana Maná, que retira essa titularidade ao músico norte-americano Lenny Kravitz, que marcou presença no passado dia 1 de junho no Rock in Rio-Lisboa 2012.

Sobem ainda ao Palco Mundo o artista catalão Macaco, que vai apresentar o novo disco «El Murmullo del Fuego». O músico diz ter-se inspirado no escritor português José Saramago para compor este trabalho discográfico.

La Oreja de Van Gogh, Maldita Nerea, El Pescao e Luciano fecham o cartaz do primeiro dia do Rock in Rio-Madrid 2012, a 30 de junho.

Após uma pausa, o evento regressa a 5 de julho para sonoridades mais eletrónicas. A noite é inaugurada pelos Swedish House Mafia, grupo que reúne os considerados produtores de música ‘house’ mais inovadores da cena atual – Axwell, Steve Angello e Sebastián Ingrosso.

Também para este dia, Rihanna está confirmada e vai ser a cabeça-de-cartaz do dia no Palco Mundo.

No passado mês de novembro Rihanna lançou o seu sexto álbum de estúdio «Talk That Talk», com o qual tem vindo a consolidar a sua posição nas listas de vendas e de popularidade.

O primeiro single «We found love» feat. Calvin Harris foi número um mundial. «You da One» e «Where have you been», que também tem a marca de Calvin Harris, foram bem aceites pelo público.

Calvin Harris antecede, precisamente, a atuação de Rihanna. O produtor e Dj escocês tem ganho vários prémios e colaborado com vários artistas, como Kylie Minogue, e já alcançou o patamar de mais de um milhão de discos vendidos.

Os tons mais ‘pop’ também vão ter lugar de destaque com a atuação da cantautora natural do País Basco, Amaia Montero.

Conhecida como vocalista de Oreja de Van Gogh, anunciou a retirado do grupo em novembro de 2007, tendo começado uma nova etapa de composição e interpretação a solo.

No dia seguinte, 6 de julho, a organização apelidou o cartaz do Palco Mundo como sendo a «Noite Eletrónica».

David Guetta, Pitbull, Erick Morillo, Afrojack, Martin Solveig, Pete Tong e Wally Lopez são os convidados desta noite dedicada aos amantes da música de dança. A organização mostra-se bastante otimista com este dia.

«Entre as 19:00 e as 04:00, Arganda del Rey vibrará com os melhores DJs, numa maratona eletrónica com a qual se espera reunir dezenas de milhares de pessoas, batendo um recorde de assistência na história da música eletrónica e do próprio festival em Espanha», pode ler-se na página oficial do Rock in Rio-Madrid.

O último dia do evento, 7 de julho, irá ser mais híbrido. O som das guitarras dos Red Hot Chili Peppers, o ‘rock alternativo’ dos Incubus e as influências ciganas e multiétnicas dos Gogol Bordello vão viver em comunhão com os ‘sets’ de Joel Zimmerman, mais conhecido por deadmau5.

Outra das atrações do Rock in Rio-Madrid 2012 é a Eletrónica. Hernan Cattaneo, AN21 & Max Vangeli, Dani Moreno, Cristian Varela, Steve Lawler e o português Dj Vibe são alguns dos nomes em destaque no cartaz.

À semelhança da edição de 2012 do Rock in Rio-Lisboa, a capital espanhola também vai receber a Rock Street, a rua cenográfica inspirada em Nova Orleães (EUA) e na qual os ritmos do ‘jazz’ e do ‘blues’ vão conviver com a animação de vários artistas de rua.

A Street Dance, outra das novidades na Cidade do Rock, vai também marcar presença no Rock in Rio-Madrid 2012. Aqui, vários bailarinos (breakers, bboy, krump, loking, poping, new style, funky, waving, entre outros) realizarão, de forma ininterrupta, demonstrações de dança de rua.

As demostrações serão realizadas por dois coreógrafos consagrados - Karen y Manu García -, coordenadores da escola Kmb Dance. Estarão acompanhados por alguns dos considerados melhores bailarinos de Espanha e por uma seleção de alunos desta escola.

No último dia do festival, 7 de julho, o júri, constituído pelo radialista Tony Aguilar e por representantes da Escola KMB e do Rock in Rio, vão escolher o melhor grupo para atuar na grande final do concurso no Rock in Rio-Buenos Aires 2013, lado a lado com o vencedor português, Momentum Crew.

Os finalistas do concurso de Argentina, Lisboa, Rio de Janeiro, Madrid e da categoria internacional (o Rock in Rio vai lançar um concurso online nos países em que não se realiza o festival) competirão nesta grande final.

Em jogo estão 20 mil dólares para o primeiro classificado, 7 mil dólares para o segundo e 3 mil dólares para o terceiro.

@Daniel Pinto Lopes

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.