O seu percurso de 25 anos de dedicação ininterrupta à música culmina agora na criação de uma oficina de composição, cujas peças nascem do encontro de Teresa com os músicos que escolheu. Pela primeira vez, entrega-se à composição das músicas e à escrita de letras de todos os temas.

Desde o início que a ideia foi a procura coletiva, baseada numa sonoridade particular, para cuja construção foi determinante o contributo de cada um dos músicos.

A escolha dos instrumentos recaiu numa vontade de inovação combinada com elementos próximos à sua sensibilidade. Provenientes de áreas muito distintas, com a sua disponibilidade e dedicação, juntos quiseram encontrar e reunir os recursos para a construção em harmonia de uma linguagem comum. A inspiração para as letras desenvolveu-se em torno de uma reflexão sobre a dimensão humana perante o mistério da vida.

Ao longo de nove meses, de novembro de 2010 a julho de 2011, desenvolveram os conceitos e cristalizaram as ideias em formas musicais.

Deliberadamente procuraram o isolamento que lhes permitisse alcançar o estado de partilha econcentração necessários à edificação dos dezassete temas que dão origem ao álbum «O Mistério».

Durante o mês de agosto de 2011, retiraram-se para o Convento da Arrábida e montaram de raiz um complexo estúdio de gravação. Rodeados pela majestosa Serra da Arrábida, diante do imenso oceano, num ambiente de contemplação e intimidade, tiveram acesso a uma experiência única que marcou de forma indelével este grupo no seu primeiro trabalho.

Para gravar e coproduzir este novo disco, Teresa Salgueiro convidou António Pinheiro da Silva, reconhecido engenheiro de som e produtor musical, com quem partilhou os primeiros dez anos de gravações e concertos da sua vida.

Esta música foi pensada especificamente para ser reproduzida ao vivo. Em palco é recriado o leque das diversas emoções presentes nos diferentes temas, convidando o público a participar da essência e da energia geradas em cada concerto.

Eis uma primeira amostra do que pode ser ouvido em «O Mistério»

Sobre Teresa Salgueiro

Teresa Salgueiro nasceu em Lisboa a 8 de janeiro de 1969.

Em 1986, com apenas 17 anos, integra o mais famoso grupo Português de sempre no estrangeiro – Madredeus. Entre 1987 e 2007, com os Madredeus, vendeu mais de cinco milhões de discos em todo o mundo.Participou, também, como atriz principal, na longa-metragem de Wim Wenders, intitulada «Lisbon Story».

Em paralelo com a atividade do grupo, edita o álbum «Obrigado» (2006) que reúne participações com vários artistas como José Carreras, Caetano Veloso, Angelo Branduardi, entre outros.

Em 2007 grava dois álbuns em parceira com o Septeto João Cristal («Você e Eu») e com o Lusitânia Ensemble («La Serena») em que explora universos musicais diversos demonstrando a sua versatilidade enquanto intérprete.Manteve, com estes dois projetos e durante dois anos, uma atividade regular de concertos na Europa, Brasil e México.

Ainda em 2007 e a convite do compositor polaco Zbigniew Preisner participa como voz solistano álbum «Silence Night and Dreams». Com este concerto, que teve a sua estreia no Teatro da Acrópole, em Atenas, subiu ao palco em várias cidades europeias, como Paris, Londres ou Płock.

A 30 de junho de 2007 Teresa Salgueiro apresentou-se no Teatro de S. Carlo em Nápoles, a convite dos Solis String Quartet, para interpretar um conjunto de canções evocativas do legadoda música napolitana.Dois anos mais tarde, em 2010, nasce o concerto «Canti Naviganti» que se estreou em cidades seletas de Itália.

Já enquanto artista independente, em agosto de 2008, com a ideia de recolher um repertório que retratasse as diferentes épocas, tradições, regiões e costumes portugueses, reúne-se novamente com o Lusitânia Ensemble e assim nasceria o disco «Matriz», cujos concertos percorreram a Europa e África.

«Voltarei à minha Terra» foi uma viagem através da memória coletiva da música portuguesa do séc. XX.

Com uma nova formação, Teresa Salgueiro tomou a seu cargo a direção dos arranjos musicais onde desenha uma linguagem original que traduz um universo poético, nascido de palavras e sentimentos portugueses, abrindo caminho para este novo trabalho, «O Mistério».

Ficha técnica:

Teresa Salgueiro | Voz, Piano

Carisa Marcelino | Acordeão

Óscar Torres | Contrabaixo

André Filipe Santos | Guitarra

Rui Lobato | Bateria, Percussão e Guitarra

Produzido e misturado porTeresa Salgueiro, António Pinheiro da Silva e Rui Lobato, oálbum foi gravado porAntónio Pinheiro da Silva e Jorge Barata.