Os seus ensaios e criatividade - e a entrada de The Code para mais uma guitarra - deram-lhes lugar para concertos em algumas pequenas salas do país, e o primeiro EP é lançado em 2008, tendo como single «Roll». Criando canções bem estruturadas e que transparecem emoções tanto calmas quanto revoltadas, os Uni_Form rapidamente recebem a boa aceitação do público e da crítica.

Em 2009, regressam a estúdio com a formação inicial (apenas David, Nuno e Billy) a fim de preparar o seu primeiro registo discográfico - «Mirrors» - que viria a sair em Maio de 2010, em 1000 exemplares, masterizado por Pedro Lourenço (a.k.a Women in Panic, criador da Licked Records) e sob a chancela da distribuidora Compact Records. A gravação do álbum contou ainda com o apoio da Produtora Moopie, que gravou o vídeo de «Shadows», e de Rita Carmo, que fez o registo fotográfico da banda.

Assumindo influências, e bebendo delas muito do ritmo e das sensações, acrescentam às suas músicas diversos efeitos e sintetizadores e concluem 14 faixas que se dividem num espectro multicolorido, que balança entre o brilhante e o opaco, mas que se pinta sobretudo de negro, a «cor que nos lembramos de ver revestir alguma da melhor música que os anos 80 nos deram», de acordo com o que diz David Francisco.

Espraiando-se entre as várias tonalidades da escuridão, o álbum «Mirrors»- do qual foi extraído o single «Shadows» - captou a atenção dos meios de comunicação nacionais e internacionais (estando já inserido na playlist do mítico club Razzmatazz, em Barcelona) e roda tanto nas rádios como na televisão, com vídeos realizados por vários realizadores de renome do panorama nacional.

O disco está também a ser apresentado ao vivo por todo o país com o convidado Fake Plastic Bastard nos sintetizadores.

Eis o videoclip de de «Shadows»

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.