Com uma biografia desalinhada, Walter Benjamin lançou em nome próprio vários EPs e o álbum "The National Crisis" pela extinta editora Merzbau.
O novo disco, escrito e gravado entre o calor do estúdio 15A em Lisboa e um quarto em Londres, é um disco de viagem e, como um livro, é para ser ouvido do princípio ao fim.
"The Imaginary Life of Rosemary and Me" vai buscar o registo de canções no seu sentido mais genuíno, resultando num disco direto, curto e denso. É um álbum sem era ou geração em que as canções são o foco.
As referências vêm de todos os lados mas mantendo o registo muito próprio: de Dylan a Cohen, dos Beatles aos Beach Boys, dos Phoenix aos LCD Soundsystem, de António Carlos Jobim a Chico Buarque, dos Red House Painters aos Wilco e dos Yo La Tengo ao Beck.
O registo crooner de voz grave, profunda e sussurrada serve a exploração erótica de "Under Your Dress" com metais arrastados como se fosse um disco da Motown tocado em velocidade lenta, mas também a pop descarada e algo psicadélica de "High Speed Love", o tropicalismo de "Airport and Broken Hearts" ou a folk de "Mary".
À simplicidade da guitarra acústica e do piano juntam-se músicos que, entre whisky e cigarros, elevam as canções. Com ele toca a banda de sempre, João Correia & Nuno Lucas (Julie & The Carjackers) na bateria e baixo, respetivamente.
A lista de amigos continua com as participações de Márcia, Francisca Cortesão (Minta) e AnaMary Bilbao nas vozes, Nick Mills e Duncan Brown nos metais, João Paulo Feliciano no hammond, Bruno Pernadas na guitarra elétrica ou de um B Fachada nas opiniões inconformadas ou a carregar no REC quando as mãos não chegaram. A masterização ficou a cargo de Rafael Toral.
A 21 de abril, pelas 21h30m, Walter Benjamin vai reunir-se com os amigos de longa data no Auditório Padre Carlos Alberto Guimarães, em Lisboa, para tocar as canções deste novo álbum bem como outras obscuridades do seu caderno de canções. Nesta noite, a banda reúne uma boa parte de uma nova geração de músicos. Noiserv, B Fachada, Márcia, Francisca Cortesão, Manuel Dordio, Bruno Pernadas, João Paulo Feliciano e Jakob Bazora juntam-se à melhor secção rítmica de sempre: João Correia & Nuno Lucas.
Videoclip de "High Speed Love":
Comentários