Os californianos Wavves são um dos fenómenos indie rock dos últimos anos. Liderados pelo músico Nathan Williams, projetam muitos dos elementos que o punk, grunge e rock têm oferecido para uma sonoridade atual e muito “in your face”. Com quatro álbuns no reportório, vêm ao Vodafone Mexefest apresentar o último e aclamado “Afraid Of Heights”.

Da Noruega, o simpático e cada vez mais latino, Erlend Øye. A solo, em formato The Whitest Boy Alive ou com os Kings Of Convenience, editou uma tempestade bem-vinda de grandes canções onde a eletrónica, mas sobretudo a pop, foram os elementos bradados com excelência e muita luz. Frenético, Øye é sinónimo de movimento (componente muito viva nas suas composições), deambulando e vivendo em vários países europeus como quem precisa de renovar-se de oxigénio. Nasceu em Bergen, mas já morou em Londres, Manchester e Berlim. Agora assentou arraiais em Siracusa, Sicília, Itália. Lá vive dias felizes. Prepara-se para editar um álbum mas, em avanço, lançou no passado verão o saltitante single (com o nome do LP), "La Prima Estate". O tema, viciante, é influenciado pela música italiana dos anos 60 e 70 e, claro, poderá ser ouvido, entre muitos outros, na edição de 2013 do Vodafone Mexefest.

Do Reino Unido, os beats elegantes e muito sofisticados de Lil Silva. O clamor é grande em torno deste ainda jovem músico britânico. Faz da eletrónica arma, aqui e ali dançável, e acaba de editar, também no mercado norte-americano, ”The Distance ”.

De Portugal, Vahagn & The Sky People. Ideia do DJ e produtor Vahagn, apresentam ao vivo e de uma forma muito orgânica uma fusão rica de ritmos disco, house, techno e funk. Os Vahagn & The Sky People são constituídos por Vahagn nas máquinas e teclas, Jerry the Cat (uma lenda de Detroit) na percussão e voz, Anthony John na guitarra, Luís Pereira nas teclas e Orlanda Guilande na voz.

Também nomes da terra são os três que se seguem. Todos com hip hop no sangue, mas cada um com o seu tipo particular.

Sensi tem disco novo – o 2º – e dado muito que falar. Para o seu “Pequenos crimes entre amigos” convidou uma série de nomes grandes da música portuguesa. Rui Veloso, por exemplo, ouve-se em modo muito soul no tema “Não dá para Fugir”.

É também com vozes e palavras que se fazem os temas das A.M.O.R.. Duo português de rap, é formado por Violet e Honey. Andam por aí a dar cartas desde 2006. Editam e tocam de forma poupada e, por isso, no “palco” do Vodafone Mexefest, terão oportunidade de confirmar o seu talento.

Mais direto e old school, o jovem de origem congolesa, J-K. É um dos nomes pertencentes ao selo nortenho Monster Jix e vem ao Vodafone Mexefest acompanhado pelos colegas de editora, Stray e DarkSunn, apresentar o seu début, “Sorriso Parvo”.

Estes nomes juntam-se aos anteriormente confirmados Autre Ne Veut; Cícero, MoMo e Wado; Daughter; Discotexas Picnic Live – Da Chick, Mirror People, Moullinex, Mr. Mitsuhirato, Xinobi; Haruko; Gisela João; Glasser; John Grant; La Yegros; The Legendary Tigerman; Márcia convida Samuel Úria e António Zambujo; Moonface; Nástio Mosquito; Octa Push; Oh Land; Olivier Libaux; peixe : avião; Savages; SILVA; Tropics; e Woodkid.

Entre as novidades da edição 2013 do certame contam-se os Vodafone Smart Concerts que, através de uma funcionalidade de reconhecimento de imagem, em realidade aumentada, disponível na app do festival, permite os ouvintes assistirem a performances inéditas de um artista ou banda do cartaz; e as Vodafone Music Sessions, que apresentam concertos surpresa em recintos fechados, partilhados no dia seguinte no Youtube Vodafone FM e no facebook Vodafone Música e Vodafone Mexefest.

De regresso estão também os Vodafone Shuttles, para garantir o transporte do público entre as salas do festival, assim como o Vodafone Bus – um dos palcos de maior sucesso das edições anteriores – que assegura viagens ao som de novos artistas na cena nacional. Para aquecer o ambiente, os Momentos Vodafone oferecerão chocolate quente em diferentes pontos da baixa lisboeta.

Para ajudar o público a saltar de sala em sala, a Vodafone volta a disponibilizar uma app (iOS e Android), com integração com o Facebook, onde se podem consultar as principais notícias e o cartaz de espetáculos (com filtro por data, sala e artista), criar uma agenda de concertos personalizada, aceder a informações úteis sobre o Festival (incluindo a localização e a lotação das salas em tempo real) e comentar os diferentes concertos. A app permite ainda visualizar os Vodafone Smart Concerts e adquirir bilhetes com um desconto de 5 euros aos Clientes da Vodafone.

Como habitualmente, o estúdio móvel da Vodafone FM estará na Avenida da Liberdade, junto ao Cinema São Jorge, para transmitir em primeira mão entrevistas e conteúdos exclusivos das bandas que compõem o cartaz do Vodafone Mexefest.