• SAPO Mag SAPO Mag Início
  • Filmes
    • Estreias
    • No Cinema
    • Notícias
    • Críticas
    • Todos os Filmes
    • Trailers
    • Especiais
  • Séries
    • Estreias
    • Notícias
  • TV
    • Programação
    • Notícias
  • Música
  • Showbiz
  • Passatempos
  • Óscares
    • Vencedores
    • Notícias
    • História
    • Trailers
  • Mais Menu
    Menu
    • Filmes
      • Estreias
      • No Cinema
      • Notícias
      • Críticas
      • Todos os Filmes
      • Trailers
      • Especiais
    • Séries
      • Estreias
      • Notícias
    • TV
      • Programação
      • Notícias
    • Música
    • Showbiz
    • Passatempos
    • Óscares
      • Vencedores
      • Notícias
      • História
      • Trailers
    Tópicos
    • MEO Kalorama 2025
    • Críticas
    • Atrás do Palco
    • Estreias de Filmes
    • Estreias de Séries
    • Guia TV
    • Trailers
    Esquema de cores
    No modo automático o site usa o esquema de cores definido no seu sistema operativo
    Siga-nos
    • Instagram
    • Facebook
    • X
  • Pesquisa
  • MEO Kalorama 2025
  • Críticas
  • Atrás do Palco
  • Estreias de Filmes
  • Estreias de Séries
  • Guia TV
  • Trailers
MEO à velocidade máxima de 10Gbps

20 anos, 20 discos: lembra-se destas novidades de 1995?

8 jun 2015 00:00
Música
  • noticias
  • musica.sapo.pt
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
  • No Doubt anunciam reunião: banda vai atuar no festival de Coachella
    Música · 17 jan 2024 11:30

    No Doubt anunciam reunião: banda vai atuar no festival de Coachella

  • Garbage estão de volta com álbum "mais otimista e esperançoso". Ouça aqui "Let All That We Imagine Be the Light"
    SAPO Mag · Música · 30 mai 2025 18:22

    Garbage estão de volta com álbum "mais otimista e esperançoso". Ouça aqui "Let All That We Imagine Be the Light"

Este artigo tem mais de 10 anos
O que têm em comum nomes como Björk, Oasis, Mariah Carey, Green Day, Smashing Pumpkins, Garbage ou No Doubt?
  • Editado enquanto o rapper estava preso, este terceiro álbum foi gravado em dez estúdios e é muitas vezes apontado como a sua obra-prima. "Dear Mama" ou "So Many Tears" ficaram entre as mais populares do alinhamento.
  • O terceiro álbum da cantora canadiana foi o primeiro com edição internacional e ainda é o seu registo mais popular. Singles como "Ironic", "You Oughta Know", "You Learn" ou "Head Over Feet", campeões de airplay nos anos 1990, explicam porquê.
  • Depois de surpreender meio mundo com "Debut" (1993), a islandesa foi mais longe num sucessor que voltou a conjugar pop e vanguarda entre o acústico e o eletrónico. Inclui clássicos como "It's Oh So Quiet" ou "Army of Me.
  • O quarto álbum dos britânicos não é tão consensual como o antecessor, "Parklife", editado apenas um ano antes, mas deixou alguns dos temas mais icónicos do grupo. A balada "The Universal" ainda é um marco na sua discografia e "Country House" uma das canções mais ubíquas de meados dos anos 1990.
  • Figura de proa da renovação da soul, o cantor norte-americano lançou aqui as bases daquela que é considerada a sua obra-prima, "Voodoo", que chegaria cinco anos depois.
  • A carreira dos britânicos liderados por Justine Frischmann durou pouco, somando apenas dois álbuns, mas o primeiro pode orgulhar-se de ser dos mais conseguidos da colheita britpop. E dos mais atípicos, ao revisitar o pós-punk antes de a manobra se tornar tendência na década seguinte. "Connection" ficaria para a posteridade.
  • A partir de uma demo de Dave Grohl nasceu o primeiro álbum de uma banda na qual o músico mostrou ser mais do que o baterista dos Nirvana. "Big Me" ou "I'll Stick Around" mostaram uma nova voz que se ouve até hoje e soma já oito discos.
  • Da união de três produtores e uma vocalista desconhecida resultou uma das melhores combinações de rock e eletrónica da década, desfile de singles como "Stupid Girl", "Only Happy When It Rains", "Queer" ou "Milk". E fez de Shirley Manson um ícone na linha de Siouxsie Sioux ou Chrissie Hynde, inspirações assumidas.
  • Talvez menos emblemático do que o antecessor e sucessor mais imediatos - "Dookie" (1994) e "Nimrod" (1997) -, o quarto álbum ainda foi um passo importante para cimentar o estatuto da banda no punk pop norte-americano.
  • Com uma carreira da qual pouco se tem ouvido falar nos últimos anos, a cantora norte-americana começou em alta com um disco de estreia que juntou pop e folk em canções como "You Were Meant for Me", "Who Will Save Your Soul" e, claro, "Foolish Games", provavelmente o seu single mais popular.
  • O quinto álbum da cantora em seis anos ajudou-a a ganhar ainda mais terreno em playlists por todo mundo, com a fórmula de pop e R&B a tornar-se mais apurada em "Fantasy", "Always Be My Baby" ou "One Sweet Day", esta com os Boyz II Men.
  • Sucessor do aclamadíssimo "Blue Lines" (1991), o segundo álbum dos britânicos recrutou mais vozes de luxo - Tracey Thorn, Nicolette - e deu mais trunfos ao trip-hop em clássicos como "Karmacoma" ou a faixa título, com videoclips a condizer.
  • À terceira foi de vez para os No Doubt, que aqui levaram a mistura de pop, ska, punk e rock a um público bem mais vasto do que os primeiros discos. Em 1995 foi praticamente impossível fugir a singles como "Don't Speak", "Just a Girl", "Spiderwebs" ou "Sunday Morning".
  • Numa altura em que protagonizavam uma disputa com os Blur pelo trono da britpop (alimentada sobretudo pela imprensa britânica), os irmãos Gallagher responderam com "Wonderwall", "Don't Look Back in Anger" ou  	"Champagne Supernova" num segundo álbum que repetiu o sucesso.
  • Adrian Thaws encontrou vida depois dos Massive Attack nesta referência do trip-hop, um dos álbuns mais celebrados dos anos 1990. "Overcome" ou "Black Steel" encarregaram-se de deixar marca no som de Bristol e converteram muitos ao género.
  • Um ano depois do mais convencional "Crooked Rain, Crooked Rain", os norte-americanos regressaram com um terceiro álbum mais aventureiro e condizente com a atitude da estreia, "Slanted and Enchanted" (1992). E mostraram porque é que são dos nomes mais aplaudidos do rock alternativo das últimas décadas.
  • O retrato irónico de Inglaterra não era novidade para a banda de Jarvis Cocker, mas o seu quinto álbum é, para muitos, o pico da linguagem dos Pulp. E é difícil falar no grupo sem pensar em "Common People" ou "Disco 2000".
  • O melhor álbum de PJ Harvey? É difícil dizer quando a discografia da britânica é tão forte, embora o terceiro seja habitualmente dos mais apontados. Depois da rudeza inicial, a produção esparsa de Flood amparou clássicos como "Down by the Water" ou "C'mon Billy".
  • Depois do modesto e discreto "Pablo Honey" (1993), a banda de Thom Yorke começou a mostrar porque é que seria das mais respeitadas da década. Antes de "OK Computer" (1997), o grupo britânico impressionou com "High and Dry", "Just" ou "Street Spirit (Fade Out)".
  • "Gish" (1991) e "Siamese Dream" (1993) já seriam suficientes para tornar a banda de Billy Corgan obrigatória numa visita ao rock dos anos 1990, mas este épico de 28 temas conseguiu elevar a fasquia, num álbum duplo memorável e versátil como poucos. Ouça-se "Tonight, Tonight" ou "Zero"...
 
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
 

Top Meo Blueticket

  • SUMOL SUMMER FEST 2025

    4 e 5 Jul 2025
    PARQUE DE CAMPISMO DO INATEL - COSTA DA CAPARICA
  • O SOL DA CAPARICA 2025

    14 A 17 AGOSTO
    PARQUE URBANO COSTA DA CAPARICA
  • SILENCE 4 - 30 ANOS

    De 13 a 16 nov
    SUPER BOCK ARENA - Pav. Rosa Mota
  • MEO MARÉS VIVAS 2025

    18 A 20 JULHO
    VILA NOVA DE GAIA

Veja também

  • No Doubt anunciam reunião: banda vai atuar no festival de Coachella
    Música · 17 jan 2024 11:30

    No Doubt anunciam reunião: banda vai atuar no festival de Coachella

  • Garbage estão de volta com álbum "mais otimista e esperançoso". Ouça aqui "Let All That We Imagine Be the Light"
    SAPO Mag · Música · 30 mai 2025 18:22

    Garbage estão de volta com álbum "mais otimista e esperançoso". Ouça aqui "Let All That We Imagine Be the Light"

Em destaque

  • Morreu Michael Madsen: de "Cães Danados" a "Kill Bill", era uma presença essencial no cinema de Tarantino
    L.S. · Atualidade · 3 jul 2025 18:45

    Morreu Michael Madsen: de "Cães Danados" a "Kill Bill", era uma presença essencial no cinema de Tarantino

  • Imprensa americana de acordo: só apareceu um forte candidato aos Óscares nos filmes dos primeiros seis meses do ano
    L.S. · Atualidade · 3 jul 2025 17:48

    Imprensa americana de acordo: só apareceu um forte candidato aos Óscares nos filmes dos primeiros seis meses do ano

  • Os Caminhos de Santiago, os dias difíceis como sem abrigo e o trabalho com as Boygenius: à conversa com Jasmine.4.t
    Música · 3 jul 2025 12:38

    Os Caminhos de Santiago, os dias difíceis como sem abrigo e o trabalho com as Boygenius: à conversa com Jasmine.4.t

    por Tiago David
  • Anjos vs. Joana Marques: Gregório Duvivier diz que processo "é uma coisa completamente descabida"
    Showbiz · 3 jul 2025 16:06

    Anjos vs. Joana Marques: Gregório Duvivier diz que processo "é uma coisa completamente descabida"

Últimas

  • 4 jul 2025 09:46

    RTP1: imagem de Diogo Jota exibida na “Praça da Alegria” gera críticas nas redes sociais

  • Música · 4 jul 2025 09:31

    Douro & Porto Wine Festival arranja hoje: James Morrison e Vanessa da Mata são os cabeças de cartaz

  • T.D. / Lusa · Música · 4 jul 2025 09:25

    Sumol Summer Fest regressa à Costa da Caparica com Lil Tecca, Lil Tjay e Tixa

  • Música · 4 jul 2025 09:00

    Ageas CoolJazz, um festival onde "todos estão felizes": à conversa com Karla Campos e Amaura

  • L.S. · Passatempos · 4 jul 2025 00:01

    "Sei O Que Fizeste no Verão Passado": ganhe convites para as antestreias

  • L.S. · Atualidade · 3 jul 2025 18:45

    Morreu Michael Madsen: de "Cães Danados" a "Kill Bill", era uma presença essencial no cinema de Tarantino

 

Comentários

Entre com a sua conta do Facebook ou registe-se para ver e comentar
  • Música

    Showbiz

    Passatempos

  • Filmes

    • Estreias
    • No Cinema
    • Notícias
    • Críticas
    • Todos os Filmes
    • Trailers
    • Especiais
  • Séries

    • Estreias
    • Notícias
  • TV

    • Programação
    • Notícias
  • Óscares

    • Vencedores
    • Notícias
    • História
    • Trailers
  • Instagram
  • Facebook
  • X

      Notificações

      Última hora
      Geral

      Notificações bloqueadas pelo browser

      Veja também

      Relacionados Playlist

      Autoplay