O escritor chileno Jorge Edwards, vencedor do Prémio Cervantes em 1999 e autor do ‘bestseller’ "Persona non grata", no qual relata o seu desalento com a revolução cubana, morreu esta sexta-feira, em Madrid, aos 91 anos.
O músico Sérgio Pires, atual chefe do naipe de clarinetistas da Orquestra Sinfónica de Londres (OSL), foi escolhido entre 90 candidatos a um dos principais postos da formação sinfónica, o que foi “uma grande surpresa”, como disse à agência Lusa.
A cantora norte-americana Caroline Polachek e o músico neerlandês Benny Sings são os dois nomes hoje anunciados para a 27.ª edição do festival Super Bock Super Rock (SBSR), a decorrer nos dias 13 a 15 de julho, no Meco, concelho de Sesimbra.
Diferentes cidades moçambicanas vão acolher, no sábado e em simultâneo, marchas pacíficas em homenagem ao rapper moçambicano de intervenção social Azagaia, que morreu há uma semana em Maputo vítima de doença.
A Companhia do Chapitô põe em cena “Júlio César”, uma peça de teatro a partir de ”eventos da vida” do imperador romano, a estrear-se em Lisboa, no dia 23.
Mais de um século de banda desenhada portuguesa é lembrado em quatro exposições, a partir de sábado, no Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa, num fim de semana em que decorre também uma feira do livro, revelou este museu.
A Feira do Livro do Funchal decorre entre 24 de março e 2 de abril com o teatro como tema central e vai associar-se ao centenário do nascimento da escritora Natália Correia, anunciou o município.
O parlamento aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do poeta e escritor António Salvado, que morreu a 5 de março, aos 87 anos, recordando a sua “obra singular”.
A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, um voto de saudação pelo centenário do nascimento de Celeste Rodrigues, em 14 de março, classificando-a como “uma das grandes figuras do fado”.
O festival Mimo e a Câmara de Amarante anunciaram hoje, em comunicado conjunto, terem chegado a acordo para o regresso do evento àquela cidade do distrito do Porto, cessando o processo judicial que envolvia as duas entidades.
O 75.º aniversário do Hot Clube de Portugal, que se assinala no domingo, começa a ser comemorado hoje num festival de três dias, cujos concertos irão repartir-se entre o Teatro da Comuna e o Fórum Lisboa.
A obra “Harmony of the Spheres”, de Bruno Vicente, estreia-se a 31 de março, no concerto de apoio à UNICEF-Portugal, no Teatro Nacional de S. Carlos (TNSC), em Lisboa, pelo Coro TNSC e pela Orquestra Sinfónica Portuguesa (OSP).
A obra de Adília Lopes é o ponto de partida para professores e investigadores debaterem a afinidade entre escola e literatura, num colóquio internacional a ter nos dias 21 e 22 de março, na Biblioteca Nacional, em Lisboa.
Os Birds Are Indie lançam a 14 de abril “Ones & Zeros”, um álbum conceptual da banda de Coimbra que reflete sobre o equilíbrio entre o real e o virtual, num trabalho que marca também um novo ciclo para o grupo.
O maestro, compositor e músico João da Silva Cascão, natural da Figueira da Foz, distrito de Coimbra, morreu na quarta-feira, aos 83 anos, adiantou à Lusa o diretor do jornal O Figueirense, António Jorge Lé.
O músico sueco Jay-Jay Johanson regressa este ano a Portugal para quatro concertos, em Lisboa, no Porto e em Coimbra, anunciou hoje a promotora dos espetáculos.
A 33.ª edição do Festival de Artes de Macau (FAM) regressa em abril ao formato pré-pandemia, com a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo a trazer ao território uma homenagem a Sophia de Mello Breyner.
O quadro “A Mulher Velha”, de Quinten Massys, terá sido pioneiro na arte satírica no Renascimento, inspirado por desenhos do contemporâneo Leonardo da Vinci, de acordo com uma nova exposição do museu de arte antiga britânico The National Gallery.
Espetáculos, três deles com curadoria de Rui Horta, exposições, debates, poesia e cinema compõem a programação do festival Abril Dança em Coimbra, que propõe 27 eventos repartidos por quatro equipamentos culturais, ao longo de um mês.
O primeiro-ministro, António Costa, considerou na terça-feira que o legado do escritor José Saramago, Nobel da Literatura em 1998, "é um forte laço" que liga os dois países ibéricos, que trabalham para aprofundar as suas relações bilaterais.
A empresa promotora do festival MIMO admitiu hoje processar o presidente da Câmara do Porto após este acusar de “incumprimento” os responsáveis do evento, insistindo o município que “houve vários incidentes” durante o evento a justificar a decisão.
O Sexteto Bernardo Moreira e o fadista Duarte são os vencedores do Prémio Carlos Paredes 2022, respetivamente pelos trabalhos “Entre Paredes” e “No Lugar Dela”.
A obra “Pessoa. Uma biografia”, de Richard Zenith, foi distinguida com o Prémio António Quadros, na categoria biografia, anunciaram a Fundação António Quadros, que promove o prémio, e a editora Quetzal, que publicou o livro em Portugal.