Três ativistas de um grupo ambientalista foram detidas hoje depois de atirarem cola ao quadro “O Grito”, de Edvard Munch, no Museu Nacional de Oslo, em protesto contra a atividade petrolífera da Noruega.
A Universidade de Salamanca, em Espanha, celebra, no próximo dia 22, pelas 12:00 locais, os 450 anos da publicação do poema épico “Os Lusíadas” (1572), de Luís de Camões, divulgou a organização.
O telefilme "As Vizinhas", de Sofia Teixeira Gomes, feito no âmbito do projeto audiovisual "Contado por Mulheres", estreia-se a 16 de novembro na RTP1, revelou a produtora Ukbar Filmes.
O saxofonista norte-americano Archie Shepp cancelou os dois concertos que tinha este mês em Portugal, por motivos de saúde, revelaram as entidades promotoras.
A escritora Isabela Figueiredo tem um novo romance, intitulado “Um cão no meio do caminho”, uma história sobre a solidão e o que pode resultar do cruzamento de solidões, a ser publicada no dia 22 de novembro.
Sessenta e quatro entidades artísticas vão receber apoio financeiro do Programa de Apoio Sustentado 2023-2026 nas áreas das Artes Visuais e de Programação, segundo os resultados provisórios divulgados hoje pela Direção-Geral das Artes (DGArtes).
O antigo Presidente de Timor-Leste Xanana Gusmão mostrou-se hoje surpreendido parente a plateia ao receber o prémio literário Guerra Junqueiro, numa cerimónia que decorreu na vila de Freixo de Espada de Espada à Cinta, no distrito de Bragança.
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, lamentou hoje a morte do músico Bernardo Moreira, que classificou como uma “figura ímpar na história do jazz em Portugal”.
O compositor português Pedro Macedo Camacho está entre os nomeados dos prémios de Hollywood para Música em ‘media’, nas categorias de banda sonora para videojogo e canção para videojogo.
O contrabaixista Bernardo Moreira, uma das figuras históricas do jazz em Portugal e indissociável do Hot Clube de Portugal (HCP), morreu na quinta-feira em Lisboa aos 90 anos, revelou à Lusa a presidente do HCP, Inês Cunha.
O grupo belga dEUS vai atuar a 2 de abril no Coliseu de Lisboa, no decurso de uma digressão europeia para apresentar um novo álbum, "How to Replace It", revelou a promotora esta quinta-feira.
A Companhia da Esquina leva à cena na quinta-feira, a peça “Intimidades”, numa encenação de Jorge Gomes Ribeiro a partir de Woody Allen, no Teatro Armando Cortez, em Lisboa.
“Catarina e a Beleza de Matar Fascistas”, peça de Tiago Rodrigues, vai voltar ao palco do Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, no início de janeiro.
“Um Requiem Alemão”, de Johannes Brahms, é apresentado pela Orquestra Filarmónica Portuguesa e o Coro Sinfónico Lisboa Cantat, num concerto sob a direção do maestro Osvaldo Ferreira, na próxima semana em três concertos de entrada livre em Lisboa e um em Santa Maria da Feira.
Os escritores Eduardo Lourenço, Eugénio de Andrade, Mário Cesariny, Natália Correia e Urbano Tavares Rodrigues vão ser homenageados durante a sexta edição do Festival Literário Internacional do Interior (FLII) – Palavras de Fogo, em junho de 2023.
A obra “Uma pequena vida”, de Hanya Yanagihara, um romance da Rússia contemporânea que é finalista do Prémio Goncourt e novos livros de Bruno Vieira Amaral, João Tordo e Djaimilia Pereira de Almeida, são algumas novidades editoriais de novembro.
O festival Dias do Cinema Português em Berlim, que começa no sábado, está a apostar “cada vez mais” no público da capital alemã “de todas as nacionalidades”, garantiu Helena Araújo, presidente da Associação 2314.
A atriz Naomi Watts, que protagoniza a série mais vista neste momento na plataforma Netflix, “The Watcher”, disse esta madrugada que é importante haver mulheres maduras no ecrã e que as histórias não acabam depois dos 40.
A exposição ‘Manoel de Oliveira Fotógrafo’, que apresenta “uma faceta desconhecida” do cineasta, que era também um apaixonado por fotografia, vai estar patente em Barcelona, Espanha, a partir de 8 de novembro, anunciou a Fundação de Serralves.
Comédia centrada na luta pelo poder, muito ligada à linguagem do absurdo, é como Carlos Avilez define "A Sr.ª Ministra", nova criação do Teatro Experimental de Cascais, que se estreia a 12 de novembro, no Teatro Municipal Mirita Casimiro.
Obras de pintura de 39 artistas compõem a exposição internacional que homenageia o Douro classificado como Património Mundial da UNESCO há 20 anos e que foi inaugurada no sábado, na cidade do Peso da Régua.
Uma antologia “pioneira” de poesia homoerótica, que reúne 101 poemas de 101 poetas, clássicos e contemporâneos, que oferece uma perspetiva abrangente sobre as representações do homoerotismo na poesia desde a Idade Média foi recentemente publicada pela editora Avesso.
A canção "Tá na Hora do Jair Já Ir Embora", contra o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, está no topo da lista das mais virais no Spotify do país, a um dia da segunda volta das eleições presidenciais.
O filme "Garrano", de David Doutel e Vasco Sá, foi hoje distinguido, em Coimbra, com o Prémio Nacional da Animação 2022, na categoria Filmes de Profissionais, anunciou a organização.