A artista Maria Capelo venceu o Prémio FLAD de Desenho 2022, com as suas “imagens apenas aparentemente simples”, a partir das quais recria a tradição paisagista “de um modo inovador e surpreendente”, foi hoje anunciado.
O autor brasileiro Marcello Quintanilha reuniu breves histórias de banda desenhada no livro "Vistam todas as flores", através das quais reflete sobre a relação dos brasileiros com o contexto social do seu país, como contou à agência Lusa.
A bailarina Diana Faria, aluna da escola de dança Ent’Artes, de Braga, foi distinguida com o Solo Seal, da Royal Academy of Dance (RAD), "o nível mais alto de exame" da instituição britânica, segundo o site desta estrutura.
A harpista espanhola Angélica Salvi, radicada no Porto há mais de uma década, regressa aos discos com “Habitat”, a ser lançado no próximo dia 4 de novembro, com oito canções que são “um conjunto de memórias sensoriais”, explicou à Lusa.
Quarenta e um cadernos escritos por uma amiga ao longo de 21 anos estão na base do novo espetáculo criado e dirigido por Raquel S., “Cadernos de”, a estrear a 2 de novembro, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.
A antiga presidente do Parlamento Europeu Simone Veil, ex-ministra francesa da Saúde e sobrevivente do Holocausto, é homenageada hoje, em Lisboa, com a inauguração de uma escultura, na Praça Europa, no âmbito da Temporada Cruzada França-Portugal.
A obra completa da poeta afegã Nadia Anjuman, assassinada há 17 anos pelo marido, vai ser publicada em Portugal no início de novembro, naquela que será a sua primeira edição numa língua que não a persa.
A bailarina portuguesa Catarina Rosa rumou ao Mindelo, Cabo Verde, e o bailarino cabo-verdiano Gilson Costa a Lisboa, Portugal, num intercâmbio que chega agora ao fim e irá deixar marcas na sua dança quando regressarem aos seus países.
Os D’Alva editam hoje um novo álbum, “Somos”, que conta com a participação dos músicos Cláudia Pascoal, Isaura, Joana Espadinha, Primeira Dama e Ana Cláudia.
A seleção dos concorrentes ao Prix Lausanne 2023, a decorrer de 29 de janeiro a 5 de fevereiro, inclui quatro alunos de uma única escola portuguesa, o Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, de Leiria.
Numa década, Lisboa acolheu a rodagem de mais de 800 produções de cinema, audiovisual e fotografia, com orçamentos de gastos superiores a 150 milhões de euros na cidade, revelou hoje a Lisboa Film Commission (LFC).
O músico Fernando Tordo vai levar a palco, em dezembro, um espetáculo no qual revisita o álbum para crianças “Operários do Natal”, editado em 1978 e que inclui temas da autoria de Ary dos Santos.
O músico norte-americano Jerry Lee Lewis, conhecido por sucessos que atravessaram décadas e gerações como "Great Balls of Fire" e não menos famoso pelas múltiplas polémicas que gerou, morreu hoje aos 87 anos, noticiou a Associated Press.
Setenta e quatro entidades artísticas, nas áreas da Dança, Música e Ópera e Cruzamento Disciplinar, Circo e Artes de Rua, vão ser apoiadas no âmbito dos concursos de apoio sustentado às artes 2023/2026, segundo resultados provisórios hoje divulgados.
O produtor e realizador Abi Feijó, uma das figuras tutelares do cinema de animação em Portugal, foi condecorado na quinta-feira com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, revelou a Presidência da República.
O Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB), em Coimbra, vai realizar em novembro uma mostra dedicada ao coreógrafo Francisco Camacho, que estará em residência naquele espaço e onde vai estrear o espetáculo "Assemblage".
A cantora paquistanesa Arooj Aftab vai dar dois concertos na próxima semana em Portugal, a 1 de novembro, no Teatro Maria Matos, em Lisboa, e no dia seguinte, na Casa da Música, no Porto, revelou a organização.
O Pavilhão Rosa Mota, no Porto, acolhe a 31 de outubro uma edição especial do Neopop Presents, “com o carimbo” do festival de música eletrónica Neopop, que reúne “alguns dos nomes mais empolgantes da ‘dance music’ atual”.
O sexteto 6 Violas, liderado pelo compositor e violetista José Valente, apresenta ao vivo em Lisboa, em novembro, o álbum de estreia “Águas paradas não movem moinhos”, de homenagem ao músico José Mário Branco.
O projeto de Arte Pública “(Sem) Fronteiras” da plataforma cultural Underdogs, que juntou artistas portugueses e franceses, deu origem a um filme que irá estrear-se no dia 2 de novembro, no Cinema São Jorge, em Lisboa.
O músico britânico Benjamin Clementine anunciou hoje que andará em digressão em 2023, com passagem por Lisboa e Porto, no dia em que edita o álbum "And I Have Been".
O Teatro da Rainha estreia, no dia 3 de novembro, nas Caldas da Rainha, “Police Machine”, uma produção com texto e encenação do dramaturgo de Joseph Danan.
A sabedoria popular diz que rir é o melhor remédio, mas a maior parte da história do riso é “uma história de não rir”, que equiparou ao pecado uma das expressões mais distintivas do ser humano.
O cantor e compositor André Sardet edita hoje “Ponto de partida”, álbum que assinala os 25 anos de carreira “a olhar para a frente” e inclui duetos com Jorge Palma, Carolina Deslandes e Bianca Barros.