A atriz Fernanda Gonçalves, nome sempre presente no Teatro Experimental do Porto, morreu esta quinta-feira, nesta cidade, aos 88 anos, disse hoje à Lusa o ator e encenador Júlio Gago, amigo da família e antigo diretor da companhia.
As associações e promotoras de espetáculos vão apresentar, no dia 13, ao Governo, propostas para tornar viável a realização de festivais e eventos de música em contexto de COVID-19, disseram hoje à agência Lusa representantes do setor.
O parlamento homenageou hoje o cantor Carlos do Carmo, que morreu aos 81 anos no primeiro dia de 2021, recordando “uma voz ímpar do fado e da canção portuguesa”.
A banda Caravela, liderada pelos portugueses Telmo Sousa e Inês Loubet, lança em fevereiro o álbum de estreia "Orla", pela londrina None More Records, registo em que navega por entre o jazz, a música brasileira e cabo-verdiana.
A PassMúsica, que licencia direitos de utilização de música gravada, vai conceder descontos e moratórias nos pagamentos de licenciamentos, com o intuito de “contribuir para o processo de retoma” de atividades afetadas pelas restrições impostas devido à pandemia.
A obra do escritor inglês George Orwell entrou este mês no domínio público e várias editoras já anunciaram o lançamento de novas edições, em particular do romance distópico “1984” e da fábula política “Quinta dos Animais”.
A estreia de uma coreografia de Yannick Boquin, obras de Martha Graham e de coreógrafos portugueses em reposição, e uma exposição de André Guedes, integram a nova temporada da Companhia Nacional de Bailado (CNB) até março, hoje divulgada.
O Prémio literário LeYa volta este ano a ser atribuído, depois de ter sido suspenso em abril do ano passado, mas com o valor pecuniário de 50.000 euros, metade do atribuído em edições anteriores, anunciou hoje o grupo editorial.
O protesto nacional de várias estruturas da Cultura, de alerta para o que consideram a falta de respostas do Governo perante "as consequências devastadoras da pandemia", está marcado para o dia 30 de janeiro, foi hoje anunciado.
O Teatro Nacional São João, no Porto, recebe hoje e sexta-feira o espetáculo "Qui a tué mon père", uma história biográfica de um pai contada pelo filho, escrita por Édouard Louis com interpretação e encenação de Stanislas Nordey.
O violetista Tasso Adamopoulos, antigo solista da Orquestra Gulbenkian, morreu no passado sábado, em Paris, aos 76 anos, "vítima de complicações causadas pelo coronavírus", disse hoje à agência Lusa fonte da família.
O novo romance de Kazuo Ishiguro, o primeiro que publica desde que ganhou o Prémio Nobel da Literatura, em 2017, sobre um ser artificial que deseja encontrar um dono humano, será publicado em Portugal no início de março.
O poeta e jornalista Henrique Jorge Segurado Pavão, de 90 anos, morreu hoje na sua residência, em Lisboa, disse à Lusa a sua filha, a ceramista Teresa Pavão.
O debate televisivo de hoje entre os candidatos presidenciais Marcelo Rebelo de Sousa e André Ventura será presencial, afirmou hoje o diretor do canal, Ricardo Costa.
A iniciativa "Fado Solidário", com os artistas que "ficaram sem trabalho" devido ao "encerramento da maioria das casas de fado", realiza-se a 3 de fevereiro, em Lisboa, anunciou hoje a organização.
O músico canadiano Neil Young vendeu os direitos de metade do catálogo de canções a um fundo de investimento britânico, num acordo anunciado hoje e que terá rondado os 121 milhões de euros.
A Fundação de Serralves, no Porto, dedica de sexta-feira a domingo um programa à compositora Maryanne Amacher (1938-2009), com concertos, filmes e debates em torno da obra da norte-americana.
A SIC vai manter o debate televisivo de hoje entre os candidatos presidenciais Marcelo Rebelo de Sousa e André Ventura, mas o modelo ainda não está definido, anunciou hoje o pivot do Primeiro Jornal da estação.
Agentes e produtores portugueses uniram-se e criaram uma nova associação com vista à “promoção e defesa coletiva dos interesses e direitos” dos seus associados, na sua maioria ligados à área da música, foi hoje anunciado.
O músico João Gil protagoniza este mês cinco concertos no Capitólio, em Lisboa, acompanhado pelos artistas António Zambujo, Tatanka, Ana Bacalhau, Jorge Palma e Elida Almeida, foi hoje anunciado.
A fadista Carminho abre, em fevereiro, o festival Sons do Vez, em Arcos de Valdevez, cuja edição de 2020 a artista devia ter encerrado, mas que foi suspensa devido à pandemia de COVID-19.
A edição deste ano do programa Jovens Compositores, orientada pelo compositor Luís Tinoco, inicia-se no próximo dia 11, com três criadores, entre os quais o moçambicano Estêvão Chissano, anunciou hoje o Teatro Nacional de S. Carlos (TNSC).
A companhia de teatro Mascarenhas-Martins, com sede no Montijo, lança, no sábado, dia 9, às 16h00, o livro “Criar e produzir”, comemorando o sexto aniversário desta estrutura, desde a sua fundação.