A coreografia “Canine Jaunâtre 3”, de Marlene Monteiro Freitas, entra este ano no repertório do Ballet da Ópera de Lyon, com as atuações marcadas para os próximos dias 5 a 8 de março, segundo a programação da companhia francesa.
A coreógrafa Vera Mantero e o músico e artista visual Jonathan Uliel Saldanha vão apresentar de 12 a 14 de janeiro a obra em díptico "Esplendor e Dismorfia + The Breaking Point" no Teatro do Bairro Alto, em Lisboa.
O ciclo triciclo vai levar a Barcelos, até março, o norte-americano Daniel Knox, os portugueses Velho Homem e Conferência Inferno e o bielorrusso Yegor Zabelov, anunciou a organização.
Duas criações novas e quatro reposições marcam a programação do Teatrão de Coimbra para 2024, num ano em que assinala o seu 30 aniversário e as 50 primaveras da liberdade, com os olhos postos no futuro.
A realizadora Regina Pessoa, o ilustrador Jorge Jacinto e o artista visual Add Fuel (Diogo Machado) estão a analisar de que forma vão abordar o uso indevido de obras da sua autoria por empresas de Inteligência Artificial (IA).
A Câmara da Guarda apresentou esta semana a agenda cultural até março, que tem como destaques Carminho, GuardaFolia e Moonspell, num total de mais de 100 iniciativas no Teatro Municipal, no Museu e na Biblioteca Eduardo Lourenço.
Uma nova edição do romance “Maria! Não Me Mates. Que sou Tua Mãe”, de Camilo Castelo Branco, com uma nota introdutória do editor Manuel S. Fonseca, é publicada na próxima terça-feira.
A 18.ª edição do festival Lisboa Mistura realiza-se nos próximos dias 20 e 21, no Capitólio, no Parque Mayer, em Lisboa, anunciaram na sexta-feira os promotores.
O realizador Paulo Carneiro, que na quinta-feira estreia o documentário “Via Norte” e tem mais duas produções em marcha, diz que fazer cinema é uma luta, um trabalho constante que exige “uma resiliência muito grande”.
O ator, encenador e professor de teatro Antonino Solmer morreu na quinta-feira à noite, aos 73 anos, anunciou o seu filho nas redes sociais, sem adiantar mais informações.
O Ministério da Cultura e Turismo de Angola lamentou a morte, hoje em Lisboa, de Rui Mingas, destacando os seus feitos como desportista, intérprete e compositor musical, diplomata, empresário, deputado e governante.
Um memorial sobre José Afonso é inaugurado no sábado na Praia da Saúde, em Setúbal, no âmbito das comemorações dos 50 anos da revolução de Abril de 1974, que pôs termo a 48 anos de ditadura em Portugal.
O Hot Clube de Portugal apresenta uma série de concertos no Parque Mayer, em Lisboa, a 11 de janeiro, dia em que se assinala um ano desde o encerramento do clube na Praça da Alegria, anunciou hoje aquela associação.
Rui Mingas, músico, coautor do hino nacional de Angola, ex-ministro dos Desportos e antigo embaixador em Portugal, morreu hoje em Lisboa vítima de doença prolongada, disse à Lusa fonte diplomática.
“Dom Quixote (de Coimbra)” regressa quinta-feira ao palco do Teatrão, montado numa Famel, para encetar uma procura por Dulcineia, entre o lugar imaginário de La Mancha e o Rio Mondego, com a companhia de Sancho Pança.
Pelo menos cinco artistas portugueses estão entre os mais de 4.700 de quem foram usadas obras sem autorização, incluídos numa lista apresentada como prova num processo judicial de direitos de autor contra serviços de Inteligência Artificial, nos EUA.
O Museu do Louvre, em Paris, regressou em 2023 a um nível próximo do pré-COVID, com 8,9 milhões de visitantes, enquanto o Museu do Prado, em Madrid, bateu o seu próprio recorde, com 3,2 milhões de entradas.
A 40.ª edição do festival Maré de Agosto, que vai decorrer nos dias 22, 23 e 24, na Praia Formosa, na ilha de Santa Maria, nos Açores, divulgou esta semana que Rui Veloso Trio é a primeira confirmação do evento.
Os teatros José Lúcio da Silva e Miguel Franco, em Leiria, reforçam em 2024 uma programação que visa “corrigir assimetrias” e atrair “todos os públicos”, anunciou o diretor daqueles espaços municipais.
O Prémio Vasco Graça Moura–Cidadania Cultural, no valor de 20.000 euros, foi atribuído ao investigador José Pacheco Pereira, pelo “seu percurso de vida” constituir um inequívoco exemplo de cidadania cultural, anunciou hoje a Estoril-Sol, promotora do galardão.
The Legendary Tigerman, Manel Cruz, Salvador Sobral e Agir estão entre os artistas que compõem o cartaz da 22.ª edição do festival Sons de Vez, que decorre em Arcos de Valdevez em fevereiro e março.
O livro “Perestroika: olho por olho, dente por dente”, do escritor português João Cerqueira, foi premiado pela Historical Fiction Company (HFC), projeto internacional que promove a ficção histórica em língua inglesa, anunciou hoje o autor.
A reorganização pública do setor do património entre hoje em funcionamento com o início formal de existência da empresa Museus e Monumentos de Portugal (MMP) e do instituto público Património Cultural, que substituem a Direção-Geral do Património Cultural.
O realizador português Pedro Costa está entre um grupo de dezenas de cineastas de todo o mundo, como Aki Kaurismaki e André Téchiné, que assinaram uma carta de apelo ao fim dos bombardeamentos em Gaza, noticia o jornal Liberation.