O biógrafo norte-americano Blake Bailey é suspeito de agressão sexual, violação e comportamento inapropriado com mulheres e o caso já provocou estragos no plano de lançamento da biografia que escreveu sobre o escritor Philip Roth.
Os 11 álbuns de José Afonso lançados originalmente entre 1968 e 1981 vão ser reeditados, anunciou no sábado a família do músico, que vai avançar para o projeto em parceria com a editora Lusitanian Music.
O músico PZ lança a 30 de abril o sexto álbum, “Selfie-Destruction”, no qual o minimalismo eletrónico serve de pano de fundo para letras em que reflete, com humor, sobre si mesmo e sobre “a trágica condição humana”.
O humorista lusodescendente José Cruz considerou hoje que a resposta nas redes sociais à crónica de Philippe Caverivière na rádio RTL, em França, sobre estereótipos portugueses não se justifica e não representa a comunidade portuguesa.
A biblioteca pessoal de Herberto Helder, composta por cerca de oito mil volumes, vai ser incorporada na Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa, no âmbito de um acordo assinado na sexta-feira, Dia Mundial do Livro, anunciou a autarquia lisboeta.
O primeiro-ministro atribui domingo, 25 de Abril, a medalha de mérito cultural ao músico Sérgio Godinho e abre ao público com normas de segurança os jardins de São Bento, onde será inaugurada uma escultura de Fernanda Fragateiro.
A Companhia de Teatro de Almada estreia, no próximo dia 30, a peça “Shintz”, do dramaturgo israelita Hanoch Levin, que é representado pela primeira vez nos palcos portugueses, numa encenação de Toni Cafiero.
As imagens do fotógrafo Alfredo Cunha sobre o 25 de Abril de 1974 integram, a partir de domingo, em São João da Madeira, o que os organizadores apontam como a primeira exposição dessa reportagem em telas de grande formato.
O Festival A Porta abre as portas na edição deste ano com o desafio ao imaginário da comunidade, a quem desafia a deixar memórias e sonhos numa caixa de ideias sobre a Villa Portela, em Leiria.
O Porto vai “aquecer” entre 16 de julho e 22 de agosto com o ‘Warm up’, um ciclo de programação cultural antes da Feira do Livro, onde Rui Reininho apresentará o seu novo disco “20.000 Éguas Submarinas”.
Uma escultura feita de lixo com oito metros de altura e quatro de largura, da autoria do artista plástico Bordalo II e inspirada na Coca, dragão imaginário de Monção, é inaugurada sábado na abertura de um museu local.
A exposição “Desenhos e Caricaturas”, do pintor Amadeo de Souza-Cardoso, com curadoria da investigadora Catarina Alfaro, marcará a reabertura ao público da Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo, em Vila Nova de Gaia, foi hoje divulgado.
O Presidente da República quis associar os reclusos ao Dia Mundial do Livro, que hoje se celebra, e enviou livros para as bibliotecas de dois estabelecimentos prisionais, defendendo que ninguém está condenado para sempre.
Chloe Lopes Gomes, a primeira bailarina negra na Staatsballet Berlim, que denunciou atitudes racistas, foi readmitida após a companhia assumir comportamentos discriminatórios e defende que nem a dança é mais importante do que a dignidade.
O grupo editorial Leya lançou hoje, Dia Mundial do Livro, uma plataforma de eBooks e audiolivros, em parceria com a Kobo Plus, que disponibiliza milhares de conteúdos através de uma subscrição mensal, com 30 dias gratuitos.
Crónicas de António Lobo Antunes estão na base da nova criação do Teatro de Animação de Setúbal, “Tantos Ontens”, que se estreia hoje no Teatro de Bolso, em Setúbal.
A mais recente criação da companhia Teatro Estúdio Fontenova, “A Paz Perpétua”, de Juan Mayorga, está em cena no centro de criação artística A Gráfica, em Setúbal, até domingo.
A companhia Hotel Europa apresenta, a partir de hoje, no Teatro Estúdio Ildefonso Valério, em Alverca, a peça “Passa-porte”, sobre o fim do colonialismo e a vida dos que chegaram a Portugal, vindos das novas nações.
O Berardo - Museu Arte Deco (B-MAD) foi inaugurado hoje, às 10h00, em Alcântara, em Lisboa, com uma exposição baseada nas coleções de Arte Nova e Arte Deco do colecionador e empresário José Berardo, incluindo recentes aquisições.
O Governo aprovou na quinta-feira a resolução para as comemorações do quinto centenário de Luís de Camões, assim como o decreto que alarga o período de novidade do livro aos 24 meses, no âmbito da lei do preço fixo.
O músico Bruno Pernadas edita esta semana o álbum "Private Reasons", que musicalmente faz uma ponte com os dois discos anteriores, mas que fecha um ciclo sobre trabalho criativo e de composição.