"Joana Marques ouviu atentamente as teorias de Sandra Celas sobre liberdade, democracia, soberania e máscaras", resume a Rádio Renascença nas redes sociais.
A Associação de Artistas Visuais em Portugal (AAVP) considerou hoje que o estatuto do artista "está longe de estar terminado" e que não estão contempladas soluções para o setor, no documento que o Governo quer aprovar a 22 de abril.
A obra “Retratos com Erro”, do poeta brasileiro Eucanaã Ferraz, venceu a 1.ª edição do Prémio de Poesia de Oeiras, no valor 20 mil euros, anunciou hoje a Câmara Municipal de Oeiras, responsável pela organização.
O Presidente da República comemorou hoje o Dia Mundial da Poesia convidando quatro poetas, dois portugueses, uma angolana e um cabo-verdiano, a ler poemas seus nos jardins do Palácio de Belém, em Lisboa.
O Septeto Interregional, um coletivo nascido de seis músicos de bandas diferentes e um ‘designer’, lança a 26 de março o disco de estreia, criado em período pandémico e com a Internet como “sala de ensaios”.
Um desenho do século XVII do escultor italiano Le Bernin foi hoje vendido em leilão por 1,9 milhões de euros, em França, destronando o anterior recorde mundial de desenhos deste artista, anunciou a leiloeira Actéon.
O corrupio que animava bailes e festas onde tocavam deu lugar ao isolamento em estúdio para dois músicos de Évora, com as mudanças provocadas pela pandemia da covid-19, e um deles até já tem outra profissão.
eis famílias do Alentejo, com elementos que trabalhavam na área da Cultura, mas que ficaram sem ocupação, devido à pandemia de covid-19, estão a ser apoiadas pela associação União Audiovisual, com a entrega de cabazes mensais.
O empresário e realizador Nelson Ponta-Garça publicou o livro "Portuguese in California: The History of Generations" com base em mais de 300 entrevistas que documentam a história e o legado da comunidade portuguesa na Califórnia.
Ao fim de um ano praticamente sem trabalharem e com a perspetiva de que 2021 será semelhante, muitos ‘invisíveis’ do espetáculo apoiam-se na família, nos amigos ou tentam arranjar outros meios de subsistência, mas só temporariamente.
O fadista Duarte edita na sexta-feira o seu novo álbum, "No Lugar Dela", que define como "um disco de combate", no qual recria "Algemas", do repertório de Amália Rodrigues, e evoca a "misteriosa poetisa portuense" Leonor de Almeida.
O Museu da Imigração, na Suíça, criado por um português e que conta a história de muitas “malas de cartão”, vai ser despejado e a direção corre contra o tempo para encontrar um espaço que acolha as suas 1.500 peças.
Os músicos Miguel Pedro, Adolfo Luxúria Canibal e António Rafael proibiram a Rádio Universitária do Minho (RUM), de Braga, de reproduzir as suas obras, em protesto contra o que consideram a censura da estação a um programa de humor.
A Junta de Freguesia de Arroios conta desde segunda-feira com uma Biblioteca pública dedicada ao Médio Oriente e Norte de África, com livros originais e que segundo a investigadora Maria João Tomás pretende “promover a interculturalidade” nesta freguesia lisboeta.
A artista portuguesa Ana Margarida Matos prepara-se para editar este ano um álbum de banda desenhada que lhe servirá de espelho biográfico, de diário ilustrado sobre a vida em tempos de pandemia.
A livraria Poetria, localizada nas Galerias Lumière do Porto construídas nos anos 1970, foi notificada para abandonar aquele espaço até dia 31 de março, mas os donos recusam sair da loja em tempos de pandemia.
O mais recente romance de Pepetela, "Sua Excelência, de Corpo Presente", venceu a segunda edição do prémio literário dstangola/Camões, reafirmando o seu autor como "escritor de primeira água, angolano, africano e universal”, nos termos do júri do prémio.
A Tarumba – Teatro de Marionetas assinala, no dia 21, o Dia Mundial da Marioneta, com a exibição online do documentário “Descon’FIMFA Lx20 - Um Festival em Tempos de Pandemia”.
A editora conimbricense Lux Records conta lançar este ano um álbum de tributo aos Tédio Boys, com versões de todos os discos da banda de Coimbra interpretados, na sua maioria, por projetos da cidade.
A atriz britânica Helen Mirren elogia a “resiliência dos profissionais das artes e a capacidade de sobreviverem à pandemia com sagacidade e coragem”, na mensagem do Dia Mundial do Teatro, que é assinalado a 27 de março.