A música reggae, que foi hoje inscrita na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, surgiu na Jamaica no final dos anos 1960, a partir do ska e do rocksteady, e tem Bob Marley como ‘rei’.
O trio Vaarwell e a guitarrista Marta Pereira da Costa vão participar, em março próximo, no festival South by Southwest (SXSW), em Austin, no estado norte-americano do Texas, foi hoje divulgado.
Os 130 anos da publicação dessa “vaste machine” que foi o romance “Os Maias” é o pretexto para uma exposição dedicada a Eça de Queirós e a tudo o que o autor tinha “no saco”, que se inaugura sexta-feira.
Sobe sorridente no palco, com um vestido branco, e lança a sua voz inconfundível: a aparição da famosa soprano Maria Callas graças a um holograma hiperrealista surpreendeu e animou o público em Paris.
As coleções do Museu Calouste Gulbenkian vão tornar-se itinerantes e levar arte a vários pontos do país numa iniciativa que pretende reforçar a presença da fundação fora de portas e que arranca no sábado, em Bragança.
A escritora Margaret Atwood anunciou que está a escrever a sequela de “The Handmaid’s Tale” e que o livro, intitulado “The Testaments”, será publicado em setembro de 2019, revelou hoje a editora britânica Penguin.
O escritor Bruno Vieira Amaral falou dos retornados das antigas colónias portuguesas, em Nova Iorque, no festival Nova Literatura Europeia (New Literature from Europe), na noite de terça-feira, para explicar como aborda as migrações na sua obra literária.
A australiana Tash Sultana estreia-se ao vivo em Portugal no verão com um concerto no festival NOS Alive, que decorre de 11 a 13 de julho no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, anunciou hoje a promotora Everything is New.
Uma das “grandes componentes da literatura portuguesa contemporânea” é como o escritor Vamberto Freitas descreve Natália Correia, na passagem dos 25 anos da sua morte, efeméride que será assinalada com um colóquio na quinta e na sexta-feira, nos Açores.
Salvador Sobral estreia-se ao vivo nos países do Báltico com quatro concertos, que se realizam entre sexta e terça-feira, anunciou hoje a empresa de agenciamento e produção cultural Fado in a Box.
A fadista Maria Emília, que definiu o fado como “um namorado, um companheiro para toda a vida”, com quem desabafa angústias e felicidades, apresenta o seu álbum de estreia, na sexta-feira, no Teatro Tivoli, em Lisboa.
O conselheiro cultural da Embaixada de Portugal em França, João Pinharanda, disse hoje, em Paris, que a exposição "Os contos cruéis de Paula Rego" é um “primeiro passo” para dar a conhecer a artista ao público francês.
A editora de poesia do lado esquerdo, de Coimbra, lançou uma antologia sobre canções com poemas de 37 autores, entre os quais Pablo García Casado e Daniel Jonas, com lado A e B, à imagem das 'mixtapes' de cassete.
A brasileira Joyce Moreno, que gerou controvérsia nos anos 1970 pela sua abordagem ao universo feminino, assinala no sábado, em Espinho, 50 anos de carreira, reconhecendo que questões entretanto "bem resolvidas" possam voltar a gerar polémica no Brasil atual.
Antes de abrir as portas da sua nova "casa", na SIC, Cristina Ferreira foi até ao Porto para apresentar o seu novo livro, "Falar (Inglês) É Fácil". Antes da sessão de autógrafos, a apresentadora conversou com o SAPO Mag.
A obra “Fédon”, de Platão, foi o ponto de partida para a peça “Sócrates tem de morrer”, que Mickaël de Oliveira apresenta, no dia 6 de dezembro, no Teatro S. Luiz, em Lisboa.