O Festival Termómetro, que decorreu no sábado, 13 de janeiro, à noite no cinema São Jorge, em Lisboa, homenageou Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés que morreu no dia 30 de novembro do ano passado.

"Quando as pessoas nascem, devia ser para sempre. Bem, devia ser assim pelos menos aquelas boas ou as melhores de todas. Quando uma pessoa é boa, ela não devia acabar nunca. Com um bom livro ou aquelas férias mágicas", frisa Fernando Alvim no vídeo partilhado nas redes sociais.

"Tornaste-te numa das maiores estrelas do país e nunca deixaste de ser o melhor que podias E foste, foste tão bom (...) A sério, tu devias ser para sempre (...) Ele não foi para sempre, mas para sempre vamos gostar de ti", acrescenta.

Veja o vídeo:

Desde 1994 participaram no Festival Termómetro mais de 500 bandas e artistas, entre os quais Ornatos Violeta, B Fachada, Capicua, Dj Ride, Mazgani, Ana Bacalhau, David Fonseca, Noiserv, Richie Campbell, Salto e Tatanka.

No sábado, dia em que celebram mais um aniversário, o primeiro desde a morte do guitarrista Zé Pedro, os Xutos & Pontapés confirmaram através do Facebook que vão continuar a gravar canções e em digressão.

"Hoje é um bom dia para olharmos para a frente. Os Xutos vão continuar. Temos entre mãos as músicas novas, muitas delas com a guitarra do Zé já gravada, estamos a contar com o disco de originais neste ano", escreveu o grupo nas redes sociais, acrescentando que serão realizadas homenagens especiais a Zé Pedro.

"Temos alguns convites para actuações especiais de homenagem ao Zé Pedro. Temos vários pedidos para concertos que vamos aceitar. Não é fácil, a ausência pesa toneladas, sabemos que vai ser diferente, esperamos que seja bom. Com a ajuda de todos a gente não vai parar", frisam os Xutos & Pontapés.