Três jovens de Leiria juntaram-se para criar uma canção de homenagem ao histórico Pinhal de Leiria mandado plantar pelo Rei D. Dinis I em 1279 e que ardeu quase na sua totalidade no "pior dia do ano".

O tema “Adamastor” foi composto por Diogo Fernandes e João Correia (que formam os GNTK). Joana Rosa, de Vieira de Leiria, dá voz à canção partilhada este domingo, 29 de outubro, nas redes sociais.

"Eu vi a mata ser queimada com todo o rancor. Vi famílias desoladas sem nada mas dor e nos olhos da desgraça vi o Adamastor, o Adamastor. Porquê? Pergunta a toda hora quem chora...pela herança que outrora não foi lembrança e agora, na esperança de voltar a ver erguida a sua vida consumida pelas chamas, chama por quem dê guarida. Casas em casos arrepiantes, nas brasas fulminantes por causas alucinantes. Abraço os manifestantes, à caça desses mutantes. Deixando os lenços brancos, aos nossos governantes", frisam os jovens na letra da canção.

Na descrição que acompanha o vídeo, os jovens explicam que "lidaram bem de perto" com as " sucessivas tragédias relacionadas com o fogo" e que sentiram que "a melhor forma de contribuir para o debate e assim poderem, à sua maneira, ajudar a procurar causas, a apurar responsabilidades e, principalmente, a encontrar soluções, seria com a sua música". "Trata-se, assim, de um grito de revolta, dando voz a todos os que as vozes tentam calar", frisam.

Oiça a canção: