A arte contemporânea é o tema em foco no número 14 da revista Electra, projeto editorial da Fundação EDP, lançado este mês de novembro, e que neste número conta ainda com uma entrevista ao filósofo francês Didier Eribon.

Nesta edição, a revista - que é publicada em português e em inglês - aborda "a arte contemporânea e o sistema que ela foi constituindo para nele se instituir", como "um dos mais poderosos dispositivos globais de captação e compreensão" da atualidade.

Inclui textos que questionam as condições em que se realiza e as circunstâncias em que se produz, expõe, impõe, comercializa e globaliza, bem como o seu sistema simbólico de credibilização.

Partindo de uma perspetiva que é a da crítica e a da sociologia e economia da arte, a abordagem contempla as questões estéticas e as formas artísticas, mas também o funcionamento desse sistema e as suas determinações. A revista revista abre-se assim num dossier em que colaboram artistas e teóricos como Camille de Toledo, Yves Michaud, Paul Werner, Jovan Mrvaljevic e Gregory Sholette, além de António Guerreiro, editor da publicação.

A fotógrafa holandesa Viviane Sassen preparou para o Portfolio deste número um conjunto de imagens recentes e inéditas, que mostram simultaneamente o que, ao longo da sua carreira, a singularizou como artista e a atual fase da sua criação visual.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.