O veterano ator sul-coreano O Yeong-su, conhecido pelo seu papel na série da Netflix “Squid Game”, foi considerado culpado de assédio sexual, informou um tribunal local na sexta-feira, num caso que remonta a 2017.

O intérprete de 79 anos tornou-se o primeiro sul-coreano a ganhar o Globo de Ouro de Melhor Ator Secundário por uma série em 2022 pela sua interpretação d´ "o jogador 1", ganhando fama mundial pelo papel de um homem aparentemente vulnerável no "thriller" distópico de grande sucesso da plataforma.

O ator foi condenado a oito meses de prisão com suspensão durante dois anos, informou o Tribunal Distrital de Suwon à France-Presse.

O tribunal também ordenou que passasse 40 horas num programa contra a violência sexual.

As recordações e declarações da vítima são “consistentes” e parecem “não ter sido feitas sem as ter vivido”, disse o tribunal.

O Yeong-su foi acusado em 2022 de assediar sexualmente uma mulher, que não foi identificada, em duas ocasiões.

O caso tinha sido encerrado no mesmo ano, mas foi reaberto após a apresentação de recurso por parte da alegada vítima.

Numa declaração a uma agência de notícias local, O Yeong Su disse na altura que apenas "deu as mãos à mulher para mostrar o caminho à volta de um lago" e que, embora se tenha desculpado, isso não significava que admitia as acusações.

“Squid Game”, uma série que imagina um mundo macabro em que párias lutam entre si em jogos infantis tradicionais que se tornam mortais, tornou-se o lançamento da série mais popular da história da Netflix, em qualquer língua e entre filmes e séries, atraindo 111 milhões de subscritores nos primeiros 28 dias da sua estreia em 2021.

Continua a ser o programa mais populares da plataforma e a produção da segunda temporada arrancou em julho de 2023, esperando-se um lançamento este ano.

Inúmeras figuras da indústria cinematográfica sul-coreana, como o falecido cineasta Kim Ki Duk e o ator Cho Jae-hyun enfrentaram acusações de agressão sexual.