O espaço no Cais do Sodré, que cumpre dez anos de existência em 2016, prepara uma programação, divulgada à agência Lusa, que começa a 8 de janeiro com os Dengue Dengue Dengue, dupla peruana formada por Filipe Salmon e Rafael Pereira, em torno do psicadelismo, eletrónica e tropicalismo.

A 8 de fevereiro apresentam-se as Hinds, anteriormente conhecidas por Deers, banda feminina de garage rock, oriunda de Madrid e de quem se espera a edição do primeiro álbum em janeiro.

Um dos concertos para assinalar os dez anos do Musicbox será o da banda rock canadiana Black Mountain, a 28 de março. Dois dias antes o grupo apresenta-se no Hard Club, no Porto.

Em abril, estarão no Musicbox o quarteto londrino Teeth of the Sea (dia 8) e o sueco Lust for Youth (dia 16). O norte-americano Damien Jurado regressa a Portugal a 04 de maio.

Em 2016 o Musicbox terá duas novas curadorias: Rimas & Batidas, orientada para o hip hop e coordenada por Rui Miguel Abreu, a começar a 9 de janeiro, com Gaika (Reino Unido) e Vilão (Portugal), e Festa Moderna, noites regidas pelos músicos dos Capitão Fausto, e que arrancam em fevereiro.

Numa nova parceria discográfica, desta vez com a Revolve, o Musicbox edita "Tormenta", o álbum que junta o guitarrista Filho da Mãe - agora com guitarra elétrica - ao baterista Ricardo Martins, dos Lobster. O álbum sai no início de fevereiro e o concerto de apresentação está marcado para 19 desse mês.

O Musicbox, situado no Cais do Sodré, inaugurou em 2006, repartindo a programação entre concertos e pista de dança.

O Jameson Urban Routes e o Lisboa, Capital, República, Popular são dois dos eventos regulares no espaço.