Um dia antes do aniversário de David Bowie - que faria 70 anos no dia 8 de janeiro - a BBC2 estreia um documentário sobre o músico. De acordo com o The Guardian, "David Bowie: The Last Five Years" vai revelar alguns pormenores sobre a gravação do último disco.

Ao jornal, o realizador do videoclip para a canção "Lazarus", Johan Renck, desmente que Bowie saberia que ia morrer antes das gravações. "O David disse: 'quero fazer um vídeo com uma performance simples'. Disse-lhe imediatamente 'a canção chama-se 'Lazarus', portanto devias estar na cama'. Para mim, teve a ver com o aspeto bíblico da coisa... Não estava de todo relacionado com o facto de ele estar doente", contou o realizador, acrescentando que o músico britânico descobriu que tinha sido vencido pela doença em novembro de 2015, já a meio das filmagens.

Com uma carreira que abriu caminhos no glam rock, no rock alternativo, na música eletrónica, na moda e nas artes visuais, David Bowie teve várias vidas, de Ziggy Stardust a Thin White Duke, mas morreu a 10 de janeiro de 2016, dois dias depois de ter completado 69 anos e de ter editado o disco "Blackstar".

Na altura, o produtor Tony Visconti afirmou que a morte do músico não foi diferente da vida, "foi uma obra de arte", e só nessa altura se percebeu que "Blackstar" era como uma carta de despedida. O álbum acabou por figurar no topo de várias listas internacionais como um dos melhores do ano.

Um ano depois do desaparecimento do músico, a data é assinalada em várias cidades, como Londres, Tóquio e Lisboa, onde acontecerá um debate sobre o percurso e o legado cultural do artista, moderado pelo jornalista Nuno Galopim. Será no domingo, dia em que David Bowie completaria 70 anos.

No Centro Cultural de Belém estarão o crítico de cinema João Lopes, a cantora Xana (Rádio Macau), o antigo editor David Ferreira e o músico David Fonseca, que prepara, para fevereiro, a edição de um álbum em torno do repertório de Bowie, com a participação de vários convidados, entre os quais António Zambujo e Camané.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.