Bob Dylan, Nobel de Literatura e lenda da música folk-rock, planeia publicar um novo livro em novembro, anunciou a sua editora, Simon and Schuster, esta terça-feira.

"The Philosophy of Modern Song", com lançamento previsto para 8 de novembro, será a primeira publicação de Dylan em quase duas décadas, desde "Chronicles, Volume One", em 2004.

O popular poeta e artista americano começou a escrever o seu mais novo livro em 2010, que inclui mais de 60 ensaios inspirados em artistas como Hank Williams e Nina Simone, além de letras das suas músicas, informou a editora.

"O lançamento do brilhante trabalho caleidoscópico de Bob Dylan será uma celebração internacional das músicas de um dos maiores artistas de todos os tempos", disse o diretor da Simon e Schuster, Jonathan Karp, em comunicado.

Rumores circulam há anos de que haveria um segundo volume de "Chronicles", mas os fãs agora terão "Philosophy" para acalmá-los até que esse desejo se torne realidade, se for o caso.

Dylan surgiu na cena folk de Nova Iorque no início dos anos 1960 e vendeu mais de 125 milhões de discos em todo o mundo. O artista, 80 anos, manteve uma intensa programação de espetáculos, que deve terminar em 2024.

Em 2020, ele lançou o seu 39.º álbum de estúdio, “Rough and Rowdy Ways”, com aclamação da crítica. Em 2016, recebeu o Prémio Nobel de Literatura por "ter criado uma nova expressão poética com a grande tradição da canção americana".