No álbum "Mundo" (2015), Mariza dá voz ao tema "Paixão", escrito por Jorge Fernando. Segundo a edição online deste domingo, dia 28 de abril, do Jornal de Notícias, Fernando Guerra alega que a canção é uma cópia de um tema seu e de João Henrique.

O compositor defende que "Paixão" é uma cópia de "É o fim do Mundo/Se este amor acabar é o fim do Mundo", que foi cantada por Marco Paulo no Festival da RTP da Canção de 1982. Para o autor do tema dos anos 1980, o tema do álbum de Mariza "reproduz não só a música mas também parte da letra da canção" que compôs em 1982.

De acordo com o JN, em primeira instância, e após ter analisado as duas músicas, o juiz considerou não ter existido qualquer plágio. A 4 de abril, a Relação de Lisboa anulou a decisão anterior, exigindo que os temas sejam analisados e que seja agendada uma audição das canções numa sessão pública do julgamento. 

"A audição (fonográfica) das mesmas deverá ter lugar em sede de audiência de julgamento, observando-se o princípio da audiência contraditória da parte a que haja de ser oposta", lê-se no acórdão.

O jornal avança ainda que a ação apresentada não foi contestada em tempo útil por Jorge Fernando, o autor do tema que faz parte do disco da fadista portuguesa.

Para o tribunal,  "no tema 'Paixão', a parte 'A' é uma colagem da ideia melódica e também harmónica da parte 'B' do tema 'Fim do Mundo'", acrescentando que há ainda mais oito compassos com a mesma melodia.

O caso encontra-se em primeira instância, aguardando-se agora a realização das diligências decretadas.

A Sociedade Portuguesa de Autores informou ainda às autoridades que já recebeu 6752,89 euros  referentes à utilização do tema "Paixão", da autoria de Jorge Fernando.

Compare os temas:

Ouça aqui a canção de 1982, interpretada por Marco Paulo

Ouça aqui o tema interpretado por Mariza

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.