"Parabéns a Você", uma das canções mais conhecidas do mundo, vai tornar-se de domínio público, depois de longas disputas legais.

A empresa americana Warner/Chappell Music aceitou pagar cerca de  12 milhões de euros depois de um acordo para pôr fim a um litígio sobre os direitos de autor canção, que se arrastava há anos.

A disputa começou em 2013, depois que um grupo de cineastas ter processado a Warner Chappell,  produtora musical da Warner Music Group, que exigia o pagamento de todos os direitos sobre a música. Em setembro do ano passado, um juiz determinou que as pretensões da Warner/Chappell não eram legítimas.

"Ao declarar que a canção passa a ser de domínio público, o acordo termina com mais de 80 anos de incerteza a respeito da disputa pelos direitos autorais", afirma o texto do tribunal federal de Los Angeles. Porém, o acordo ainda precisa de ser aprovado pelo juiz.

A canção, a mais cantada em inglês segundo o livro Guinness dos recordes, foi originalmente escrita para crianças sob o título de "Good Morning to All" (Bom Dia para Todos).

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.