O álbum, do qual faz parte o tema "Erva-de-cheiro", divulgado esta quarta-feira, 1 de junho, surgirá quase um ano depois de Capicua e Pedro Geraldes, guitarrista de Linda Martini, terem feito um espectáculo para crianças, em dezembro, no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa.

Esse espectáculo, chamado "Mão Verde", apresentava lengalengas, rimas e jogos de palavras que Capicua escreveu sobre o meio ambiente, natureza, agricultura e alimentação, a pensar nos mais novos. A base instrumental é de Pedro Geraldes.

Na altura, Capicua contou à agência Lusa que com "Mão verde" cumpria uma ideia antiga de escrever para crianças: "Tenho esta mania de imprimir a minha agenda nas letras, ainda não tinha abordado as questões ecológicas e acho que este é o momento ideal. Tenho uma horta, gosto de plantas, preocupo-me com a alimentação".

O disco/livro, que sairá pela Valentim de Carvalho e contará com ilustrações de Maria Herreros, é recomendado para crianças entre os seis e os dez anos e Capicua não se sente muito intimidada: "É um público muito exigente, não tem vergonha de dizer o que sente".

O título "Mão verde" "nasce da expressão francesa 'avoir la main verte', que significa ter jeito para as plantas e talento para a jardinagem", afirma a editora.

O espectáculo que dá nome ao álbum será reposto este mês, nos dias dias 18 e 19, novamente no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, acompanhados de dois 'workshops' para crianças: "Rimas de manjerico" e "Aprender sobre ervas aromáticas".