"Este projeto surge devido a todas contingências provocadas pela COVID-19 o que levou as que as pessoas ficassem confinadas em suas casas. Assim, todas sextas-feiras um novo conto será lidos por um autor(a) dos distrito de Bragança e que será difundido em vídeo através das redes sociais do município e Mogadouro", explicou à Lusa a bibliotecária da BMTC, Marta Madureira.

Segundo a responsável, o público-alvo desta atividade são os adultos e seniores, embora os contos possam, também, ser seguidos por crianças e jovens.

"Este projeto e como não poderia deixar de ser é online sendo destinado as pulação mais adulta e sénior", vincou a bibliotecária.

A primeira sessão da iniciativa "Contos p@r@ todos" está agendada para sexta-feira e quinzenalmente será colocado um novo conto a circular pelas redes digitais.

A BMTC, atendendo às contingências provocadas pelo novo coronavírus, e pelas limitações que esta situação está a causar na vida quotidiana de todos, tem criado/projetado diversas atividades, online, para os seus diversos públicos", concretizou Marta Madureira.

Segundo a bibliotecária, já há mais dúzia de sessões de contos gravadas e mais em fase de preparação.

"Com esta atividade pretendemos dinamizar atividades, online, para os diversos públicos, e manter, desta forma, ligação com a Biblioteca Municipal, promover o livro e a leitura e, acima de tudo, divulgar os autores do distrito de Bragança e, consequentemente, as suas obras/livros e o Fundo Local da Biblioteca", concretizou.

A atividade realizar-se-á quinzenalmente, às sextas-feiras.

A BMTC implementou no passado dia 17 de março, por período indeterminado e semanalmente, a atividade "Conto(s) à distância, conto(s) em segurança", iniciativa que surge no âmbito das medidas restritivas devido à pandemia provocada pela COVID-19.

"Esta atividade consiste em contar, em direto, para crianças e respetivas famílias, através do Facebook do município de Mogadouro, uma história. O projeto tem como objetivo principal envolver crianças e adultos em torno do livro, estimulando as atividades de leitura conjunta", explicou a bibliotecária Marta Madureira.

A iniciativa "está a ser muito bem aceite pelas crianças" e tem tido "um excelente retorno", vincou.

Portugal contabiliza 973 mortos associados à COVID-19 em 24.505 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia divulgado hoje.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.