(*) Notícia atualizada a 20 de outubro.

Um corpo foi encontrado enforcado a 12 de outubro numa quinta abandonada em Corcelles-en-Beaujolais com um saco onde estavam o documento de identificação, o cartão bancário e a carta de condução de Marwan Berreni. No dia 19, o Ministério Público de Villefranche-sur-Saône confirmou formalmente que se tratava do ator.

O funeral realizou-se nove dias depois em Saint-Mesmin, no nordeste de Dordogne, o mesmo local onde está enterrado o seu irmão Bilal, um designer e artista de grafite conhecido mundialmente sob o pseudónimo de Zoo Project, assassinado há dez anos.

**********

Há um mês e meio que não é encontrado em lugar nenhum: Marwan Berreni, conhecido na França pelo seu papel na telenovela de sucesso "Plus belle la vie", desapareceu após um acidente de viação no qual pode ter estado envolvido.

Na noite de 3 de agosto, pouco depois das 23h00, uma mulher de 37 anos foi atropelada por um veículo em Mâcon (Saône-et-Loire) enquanto atravessava uma passadeira perto do clube noturno Club 400.

Sofrendo múltiplas fraturas, a vítima foi transportada para o centro hospitalar de Mâcon e ficou de baixa durante 28 dias.

O condutor do veículo em questão, que não pôde ser identificado pelas primeiras testemunhas, fugiu “imediatamente”, segundo a acusação. Uma investigação foi rapidamente aberta.

Dois dias depois, um veículo do tipo 4X4 “suscetível de corresponder ao envolvido no acidente” foi descoberto na localidade de Fleurie, cerca de 15 quilómetros mais para sul, segundo o Ministério Público de Mâcon.

De acordo com fontes próximas do caso, a frente do carro apresenta “sinais de impacto significativo”. Acima de tudo, estas mesmas fontes indicam que o 4X4 pertence a Marwan Berreni, que vive não muito longe do local, em Fuissé.

E segundo o jornal Libération, o ator esteve no Club 400 na noite de 3 de agosto durante “pelo menos meia hora”.

A 11 de agosto foi aberta uma investigação judicial contra uma pessoa "X"  por “lesões não intencionais que resultaram em ITT [incapacidade total para o trabalho ou incapacidade temporária para o trabalho] inferior a três meses com atropelamento e fuga".

Desde então, os investigadores tentam em vão encontrar o ator de 34 anos.

Porque aquele que desempenhou de 2009 a 2022 o papel do advogado Abdel Fedala, um dos protagonistas da telenovela “Plus belle la vie”, não dá sinais de vida desde aquela noite de 3 de agosto e a sua casa continua vazia.

Segundo a France Info, o telefone e o cartão bancário do ator foram utilizados pela última vez a 4 de agosto, o dia a seguir ao acidente.

"Desaparecimento preocupante"

Marwan Berreni na antologia 'Meurtres à...' em 2023

“As investigações continuam ativamente sob a autoridade de um juiz de instrução, a fim de determinar as circunstâncias exatas da prática dos factos e identificar o seu autor”, disse Anne-Lise Furstoss, procuradora de Mason.

Mas o mistério aumenta e após o “contacto da sua família”, foi também aberta uma investigação preliminar com base num “desaparecimento preocupante”, acrescentou.

A vítima do acidente, chamada Sandra, tentou contactar Marwan Berreni nas redes sociais a partir do seu quarto de hospital, dez dias após o acidente.

“Vá à Polícia para que o possam ouvir sobre o que aconteceu. Se realmente não é você, por que não dar um sinal de vida desde aquele dia em que minha vida mudou completamente?”, escreveu num comentário na página de Facebook do ator.

Por sua vez, as pessoas próximas do ator e da sua equipa profissional manifestam preocupação, mas pouco falam sobre este desaparecimento, ou sobre os factos em que poderá estar envolvido.

A Newen Studios, produtora e subsidiária da TF1 que comprou a telenovela produzida para a France 3 há mais de 18 anos, vê-se embaraçada com a perda de uma das suas personagens principais, enquanto "Plus belle la life" deverá regressar ao primeiro canal nacional francês em 2024.

Stéphanie Brémond, vice-diretora geral responsável pelas telenovelas e séries de longa duração na Newen Studios, disse ao Le Parisien que a produção estava a trabalhar numa versão “onde a personagem Abdel Fedala não está presente”.

“A ausência de Abdel será discutida. Mas, por respeito à tragédia, não vamos insistir nisto”, explicou.

“Estamos todos arrasados ​​e preocupados”, escreveu no Instagram Marylou Salvatori, atriz de “Plus belle la vie” e amiga próxima de Marwan Berreni.