O recital, com direção de Natália Luiza, é apresentado no dia 22, no anfiteatro ao ar livre Colina de Camões, na Quinta das Lágrimas, pegando no tema da edição deste ano do festival, 'Pioneiros', para abordar textos que "mudaram as mentalidades", disse à agência Lusa Diogo Infante.

Segundo o ator, em palco serão reinterpretados discursos "que ajudaram [as civilizações] a dar um passo em frente" e a perceber um "pouco melhor a complexidade da sua natureza humana, na sua capacidade de nascer, de sobreviver e também de se autodestruir".

Centrando-se no "peso das palavras", bem como no seu poder "transformador e quase revolucionário", o evento vai abordar discursos de figuras como o antigo presidente da África do Sul Nelson Mandela ou Barack Obama, quando fazia a sua 1.ª campanha para a Casa Branca, em 2008, marcada pelo ‘slogan' "Yes We Can".

Sem querer levantar muito o véu sobre que discursos farão parte do recital, Diogo Infante assegura que serão "textos mais contemporâneos" que dão "uma visão do caminho que a humanidade poderá seguir".

Alguns dos discursos são "imprevisíveis", apresentando-se vários "pontos de vista políticos, económicos, sociais e humanitários", levantando "questões pertinentes e fraturantes", explanou.

No anfiteatro, Diogo Infante vai-se assumir como "um mensageiro, um veículo" para expressões e impressões que não são suas, reinterpretando-as sem recorrer a qualquer tipo de caricatura ou reprodução dos oradores.

O recital apenas está previsto ser apresentado no Festival das Artes, onde se pretende assumir como a "partilha de uma experiência única, como um serão à volta da lareira".

O evento conta com a direção de Natália Luiza, a dramaturgia de Maria João Rocha Afonso e apoio técnico de Tânia Neto.

"Palavras que mudam a Humanidade" decorre às 21:30, com a entrada a custar 15 euros.

O Festival das Artes é organizado pela Fundação Inês de Castro, realizando-se de dia 17 a dia 31.

A iniciativa decorre em vários espaços da cidade de Coimbra, tendo na música um dos seus ciclos mais preenchido, mas sem prejuízo de outras áreas, como as artes plásticas ou o cinema.

Subordinada ao tema ‘Pioneiros', a oitava edição do Festival das Artes começa com o concerto ‘Dois grandes inovadores', no Convento São Francisco (dia 17, 19:00), pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, que interpretará Beethoven e Mozart.