Ambos são músicos, DJ e produtores que decidiram criar um projeto que lhes permitisse divulgar aquilo que faziam, alargando os limites do universo da música eletrónica e de dança. Na altura, Bruno Cardoso deixou para trás um mestrado em Belas-Artes e Luís Clara Gomes trocou a engenharia informática pela música.

"Nós queríamos trabalhar a nossa música e ter uma plataforma para ela e hoje ainda é assim que funciona. É algo que nos permite editar os nossos álbuns, de artistas com que trabalhamos cuja música admiramos, mas nunca na lógica de modelo de negócio", explicou Luís Clara Gomes.

Já Bruno Cardoso, ex-Vicious 5 que se apresenta como Xinobi, considera que a editora veio preencher "um nicho qualquer da música portuguesa que estava por completar".

"Formou-se, sobretudo em Lisboa, com DJ e produtores que tinham a mesma abordagem às festas, à noite e à cultura da música de dança, que era um bocado despretensioso, que não se levava muito a sério. Havia gente que vinha das guitarras e do rock e muita gente que vinha de uma eletrónica mais experimental. Juntou-se ali. Houve ali um caos bonito e foi a partir daí que apareceu a Discotexas", recordou Moullinex.

A celebração dos 10 anos tem sido feita desde o início do ano, com festas e atuações espaçadas, mas é agora assinalada com a dupla compilação "10COTEXAS", a editar na sexta-feira.

Bruno Cardoso explica que a coletânea espelha a identidade da Discotexas, com raridades, temas que nunca tiveram edição física e um inédito, "Family Affair", que resume o espírito da editora e apresenta a The Discotexas Band.

Além de Xinobi, que editou em março o álbum "On the quiet", e Moullinex, que prepara a edição do terceiro disco, hoje o catálogo da Discotexas inclui artistas portugueses e estrangeiros, como Da Chick, Bufi, Throes + The Shine e Justin Faust.

"A verdade é que o facto de termos nascido numa era já totalmente digital, e nem termos começado a trabalhar no meio discográfico à antiga, fez com que não houvesse uma necessidade de editar artistas portugueses nem ter um público exclusivamente português. Isso permite-nos ser um pouco de nicho, mas um conjunto de muitos nichos por todo o mundo produz um meio de subsistência e é isso que nos segura", explicou Luís Clara Gomes.

A festa oficial de celebração dos 10 anos da Discotexas está marcada para 07 de junho no Musicbox, em Lisboa, onde atuará a The Discotexas Band, que conta com Moullinex, Xinobi e Da Chick no núcleo duro.

O tema "Family Affair" foi escrito num contexto de residência artística, mas o coletivo vai funcionar como "banda da casa ao espírito da Motown", uma espécie de "momento de férias dos projetos pessoais", explicaram os dois músicos.

"10COTEXAS" é um disco retrospetivo e, por isso, sabe bem olhar para trás e recordar memórias, diz Luís Clara Gomes, mas o foco é noutro sentido. "É como estar numa viagem e paramos no lado para fazer um piquenique e o objetivo é chegar mais à frente", disse.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.