O evento é promovido pelo Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) e vai reunir autores de várias áreas do conhecimento, desde coreógrafos, performers, músicos, poetas, artistas, cineastas, antropólogos e atores.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a organização explica que os envolvidos naquela que será a quinta edição do evento vão, "numa performance contínua, única e irrepetível, fazer soprar no CIAJG o poderoso e misterioso vento primordial da criação que Herberto soube convocar e animar".

"A forma como soube articular e indistinguir várias dimensões temporais, como soube criar uma língua própria, sem tempo e sem lugar, a performatividade da sua escrita, veiculada a partir de uma identidade quase secreta e sem exposição mediática, mas de forte ressonância, fazem de Herberto Helder uma figura tutelar, irradiadora, poeticamente potente", salienta o texto.

Nestes "Encontros para Além da História" de 2017 vão participar nomes como António Poppe e Joana Fervença, Eglantina Monteiro, Rosa Maria Martelo, Susana Chiocca, Vera Mantero (com Kenia Dias, Francis Wilker, Giselle Rodrigues, Jonathan Andrade, Glauber Coradasqui e Edi Oliveira), Pedro A. H. Paixão, Tomás Cunha Ferreira e Mike Cooter, Francisco Janes e Carlos Pereira.

Ao evento associa-se o Teatro Oficina, que no dia 14, às 16:00, faz a apresentação de uma breve performance em torno da obra "Húmus", de Herberto Helder.

Os "Encontros para Além da História" carecem de inscrição prévia (gratuita até ao limite de lotação da sala) que poderá ser efetuada no Centro Internacional das Artes José de Guimarães ou no site www.ciajg.pt através do preenchimento do formulário disponível online.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.