Fernando Daniel voltou esta terça-feira, dia 26 de fevereiro, à escola para apresentar o livro "Enredo". O projeto pedagógico de Educação para as Redes Sociais da autoria do músico foi apresentado no Externato João XXIII, em Lisboa.

O livro tem como objetivo sensibilizar os mais jovens para a utilização ponderada das redes sociais, "consciencializando-os e informando-os não apenas sobre os seus perigos, mas também sobre as suas potencialidades", explica a editora. O público-alvo são os alunos do terceiro ciclo de escolaridade do Ensino Básico e Ensino Secundário.

O livro é centrado em três histórias ficcionadas - “Uso Consciente das Redes Sociais”, “Perigos das Redes Sociais” e “Potencialidades das Redes Sociais”.  "Este livro fala sobre as redes sociais, sobre os perigos e potencialidades das redes sociais. Tem três capítulo - os perigos das redes sociais, as mais valias e as potencialidades das redes sociais. Para cada capítulo compus uma canção e escrevi uma história com os autores da Betwein [editora]. Escrever as canções foi bem mais fácil e retratam de uma forma geral alguns casos", explica Fernando Daniel ao SAPO Mag.

fernando daniel
créditos: TIAGO DAVID

"Uso Twitter, Facebook, Intagram e Youtube e tenho uma linguagem diferente para cada rede social, mas tento ser genuíno para o público. E acho que devemos ter vários cuidados e lembrar-nos sempre que a internet é algo permanente - mesmo que tu apagues, há sempre alguém que pode fazer um print. Não nos podemos esquecer disso", frisa.

Em conversa com o SAPO Mag, Fernando Daniel lembra que as redes sociais são uma ferramenta importante de trabalho. "Foi através das redes sociais que comecei - foi aos 15 anos que lancei o meu primeiro vídeo no meu canal de Youtube e fui partilhando alguns vídeos em 'karaoke'... até encontrar uma banda que me aceitasse. Entretanto, aceitaram e começamos a publicar mais vídeos no Youtube e isso foi uma ferramenta incrível para conseguir começar", relembra o artista.

Além do livro e dos temas de Fernando Daniel, o projeto conta ainda com uma peça e uma performance teatral. "Todas as instituições que trabalhem com público do projeto poderão receber a sua apresentação, em diferentes modelos, que incluem sempre a presença e uma performance musical do Fernando Daniel", frisa a editora.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.