Os ensaios para o Festival Eurovisão da Canção, que decorre este ano pela primeira vez em Portugal, começam há uma semana e acontecem todos os dias, ao longo do dia, até à final do concurso, a 12 de maio. Esta segunda-feira, 7 de maio, decorreu o ensaio da primeira semifinal da Eurovisão, com os concorrentes a usar as roupas finais.

O "Semi final 1 - 1st Dress Rehearsal" arrancou pouco depois das 14h00, com um vídeo sobre Lisboa e com Filomena Cautela, Daniela Ruah, Catarina Furtado e Sílvia Alberto a darem as boas noites à Europa.

Ao longo da cerimónia, as apresentadoras vão carimbando as conversas com alguns momentos de humor. Filomena Cautela é a responsável pela Green Room e pelas conversas com os vários cantores a concurso - no ensaio, a apresentadora fala com alguns elementos da equipa técnica que simularam fazer parte das delegações dos vários países a concurso na edição de 2018 da Eurovisão.

O arranque das atuações será dado com o som de um navio. O primeiro país a subir a palco foi o Azerbaijão - Aisel foi a escolhida para representar o país com o tema “X My Heart”. O tema foi um dos mais aplaudidos -  o ensaio foi aberto apenas à imprensa.

Netta foi a oitava concorrente a subir a palco. Devido a problemas técnicos, a representante israelita foi obrigada a reiniciar a atuação. Segundo as casas de apostas online, a cantora é a favorita a vencer o Festival, tendo recebido um dos maiores aplausos do ensaio.

A atuação de Netta é marcada por jogos de luzes, chamas e bolas de sabão.

Bielorrússia, Estônia, Bulgária, ARJ da Macedónia, Croácia, Áustria, Grécia, Finlândia, Armênia, Suíça,  Irlanda e Chipre fecharam o ensaio da primeira semifinal - a ordem será a mesma na semi final de terça-feira, 8 de maio, transmitida em direto pela RTP1, a partir das 21h00.

Eurovisão

A Macedónia gravou os dez primeiros segundos da sua atuação na semifinal desta terça-feira durante o ensaio - devido aos jogos de câmaras na emissão televisiva, os primeiros segundos da atuação de Eye Cue (Marija Ivanoska e Bojan Trajkovski) na primeira semi final foram gravados esta segunda-feira.

Depois de todas as atuações, foi revelado pela primeira vez a rubrica "Planet Portugal", o momento de humor protagonizado por Herman José.

Depois das apresentadoras simularem a abertura dos televotos, Isaura e Cláudia Pascoal apresentaram no palco da Altice Arena o tema "O Jardim" - apesar de Portugal estar na final, o tema vai ser apresentado na primeira semifinal.

O Reino Unido e a Espanha, que fazem parte do grupo dos big five, também subiram ao palco durante o ensaio.

No total, irão decorrer na Altice Arena, em Lisboa, 95 ensaios, “sem contar com os ‘stand in’ [ensaios de luz e de realização, com figurantes em vez dos concorrentes], que começaram durante a semana”.

Além dos concorrentes, vão atuar também na final o vencedor do ano passado, Salvador Sobral, acompanhado por Caetano Veloso, as fadistas Ana Moura e Mariza, a dupla Beatbombers, campeões mundiais de ‘scratch’, e o músico e produtor Branko.

A estrutura montada na Altice Arena inclui um palco com 460 metros quadrados, rodeado por uma ‘passerelle’ de 220 metros quadrados, que está ligada ao palco por duas pontes metálicas com doze metros cada uma.

A ‘abraçar’ o palco estão três círculos suspensos do teto. O mais pequeno, com 60 metros de comprimento e, o maior, com 120.

A acompanhar o concurso estarão 1.670 jornalistas acreditados, de 80 países.

Para que isto tudo aconteça, está mobilizada uma equipa composta por cerca de 900 pessoas, à qual se juntam 400 voluntários. Pela Altice Arena irão andar ainda mais mil pessoas, das delegações dos 43 países a concurso.

Quanto ao orçamento total, é informação “a divulgar oportunamente”.

Além da Altice Arena, o concurso irá chegar também ao Terreiro do Paço, onde está montada a Eurovision Village, de entrada livre, que abre no dia 04 de maio e encerra a 12, onde será possível acompanhar os espetáculos num ecrã gigante, e assistir à atuação de várias bandas e artistas portugueses.

O Festival Eurovisão da Canção é um formato da União Europeia de Radiodifusão (EBU, sigla em inglês), que este ano é organizado em parceria com a RTP, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.